18 de jul. de 2009


Fora do namorado

é transformado

em exposição

Quando entro em sala de bate papo ou converso, via MSN, algumas vezes o diálogo é encerrado, vindo da outra pessoa, especialmente mulheres, com a expressão “cuide-se”. E, eu ficava encucado, pensando que o “cuide-se” era com a saúde, com meus afazeres, com a violência... Pensava em tudo no mesmo segundo.
Pois não é, que a artista plástica francesa Sophie Calle levou um fora do namorado, via e-mail, e a correspondência eletrônica terminava com o tal do “cuide-se”. O safado do namorado ainda teve a petulância de dizer que acabara a relação, confessando que saltara barco por não conseguir atender ao pedido da artista para que ele se mantivesse fiel. O escritor Grégoire Boullier (é o nome do bonitão) gostava de mais três mulheres e não pretendia deixar de visitá-las.
Ela enviou cartas para 104 mulheres e transformou as respostas numa instalação, reproduzidas em textos, fotos e vídeos. Um sucesso. Até a mãe de Sophie mandou uma mensagem: “Não faça muito drama, minha filha. Linda, famosa e inteligente como você é, em breve fisgará um cara melhor”.
A primeira exposição do material aconteceu na Biblioteca de Paris, no ano passado. E vem sendo mostrada pelo mundo, inclusive no Brasil( São Paulo e Bahia).
Vejam a instalação, em Paris

Nenhum comentário:

Postar um comentário