3 de mar. de 2012

Guerra do Paraguai - um outro olhar


Vale a pena assistir, via you tube, o documentário Guerra do Brasil, de Sylvio Back, filme que foge da história oficial de Brasil e Paraguai sobre o sangrento conflito acontecido entre 1864 e 1870, conhecido como a Guerra do Paraguai, quando mais de um milhão de pessoas morreram.  O filme desmascara a história oficial, que mitificou certos vultos, como o Duque de Caxias, até hoje tido como herói. Misturando ficção e documentário, o filme foi feito com base no trabalho de pesquisadores dos países latinos envolvidos na I Guerra Mundial, como Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
Vejam aqui a primeira parte do filme:


Charge: Gabriel

2 de mar. de 2012

Gafe de Serra

Em entrevista ao jornalista Boris Casoy, na Band,  ontem, o eterno candidato tucano a qualquer cargo José Serra diz que o Brasil se chama Estados Unidos do Brasil e se surpreende ao ser corrigido por Casoy. Mesmo assim, Serra ainda questionou, perguntando se havia mudado o nome. Casoy novamente corrigiu dizendo que o correto é República Federativa do Brasil.
 Sim, desde 1967 o Brasil é República Federativa do Brasil.

Estreia de Bill Pig

Rodado no Rio de Janeiro, em seis semanas, e com custo de R$ 6 milhões, tem estreia, hoje, em circuito nacional, o filme de José Eduardo Belmonte, Billi Pig, com Selton Melo, Grazi Massafera, Milton Gonçalves e Otávio Muller. Billi Pig é o nome do porquinho de brinquedo da personagem principal do filme, Marivalda.
Enredo
A aspirante a atriz Marivalda (Grazi), seu marido Wanderley (Selton), um corretor de seguros falido e um falso padre (Milton Gonçalves) fazem de tudo pra se dar bem na vida. Mas eles acabam nas mãos do chefe do tráfico, a quem prometeram salvar a vida de sua filha, atingida num tiroteio durante uma festa em São Cristóvão. Uma grande recompensa em dinheiro está em jogo e agora os três têm que correr atrás do milagre prometido.

Cabeça de escovão

Segundo o "macaco" Zé Simão, "O Neymar tá parecendo um escovão de cabeça pra baixo! As 'vadia' gosta assim mesmo! Na seleção brasileira, o secador é mais importante do que o técnico. E entende mais de futebol também!".
Pois não é que o "macaco" Simão tem razão

1 de mar. de 2012

CINE SINGULAR - O curta do dia

Pajerama
Sinopse
Um índio é pego numa torrente de experiências estranhas, revelando mistérios de tempo e espaço.
Gênero: Animação
Diretor: Leonardo Cadaval
Ano: 2008
Local de Produção: SP
Ficha Técnica
Produção Paulo Boccato, Mayra Lucas Roteiro Leonardo Cadaval Edição de som Ruggero Ruschioni Produção Executiva Mayra Lucas, Michele Lavalle Música Ruggero Ruschioni
 Festivais
Cine PE 2008
Curta Cinema - Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro 2008
Festival de Cinema do Pará 2008
Festival de Curtas de São Paulo 2008
Festival Internacional de Cinema Infantil 2008
Festival Internacional de Curtas-Metragens de Oberhausen 2008
Amazonas Film Festival 2008
Anima Mundi 2008
Cine Esquema Novo - Porto Alegre 2008
Curta-se - Festival Luso-Brasileiro de Curtas Metragens de Sergipe 2008
Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá 2008
Festival Guarnicê de Cinema do Maranhão 2008
Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte 2008
FICA 2008
Florianópolis Audiovisual Mercosul 2008

Goiânia Mostra Curtas 2008
Granimado Festival Brasileiro de Animação 2008
Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis 2008
Mostra Londrina de Cinema 2008
Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual 2008

A força da charge

Ao longo da história, principalmente em situações de governos ditatoriais, mantendo a imprensa sob censura,  a charge e a caricatura emergem como autênticos canalizadores de denúncias contra desmandos, autoritarismo e outras mazelas impostas à sociedade. A ilustração tem esse poder. Também, em outras situações o desenho exerce o mesmo poder de sintese, de sátira e de humor. Como é o caso da charge publicada, na edição de hoje do jornal O Povo, de autoria de Clayton.
A recente visita da presidente Dilma à nossa cidade para inspecionar obras e principalmente para acalmar os ânimos políticos entre o governo Cid Gomes e a prefeita Luiziane Lins, teve ampla cobertura da imprensa local. Mas nenhuma foto, reportagens ou comentários foi tão incisivo na comunicação como a charge de Clayton que aproveitando uma ilustração popular antiga de alto poder de mensagem, resumiu a história político/partidiária.
 

29 de fev. de 2012

Homem joga avião de papel a 68 metros e bate recorde mundial

O designer do avião chama-se John Collins. O arremesso é um feito de Joe Ayoob. E você, está esperando o quê para tentar melhor? O antigo campeão chama Stephen Kreiger, e seu recorde durava desde 2003.
(Rafael Pereira)

28 de fev. de 2012

O palito misterioso


Vejam aí, o Iberê Thenório com a sua fantástica mágica do palito misterioso. E ele ensina com fazer.

Saudade do Júlia Jorge

O Colégio já fechou. Agora é o prédio que vai ser demolido
Vai desaparecer um prédio, no bairro de São Gerardo, que marcou gerações: a edificação onde funcionava o antigo colégio Júlia Jorge foi vendida e no terreno será construído mais um condomínio na cidade, pela harmony imobiliária. Só ficou a saudade de muitos que estudaram lá no colégio que pertencia à CENEC. Eu não estudei no Júlia Jorge, mas não  perdia uma matinal, aos domingos, ao som de bandas com som de rock. Tempos bons aqueles, quando a juventude ia às festas dançantes por pura diversão...dançando colado...

Lançamento


De Fusca a Mercedes
Com mais de 1.200 modelos de carros, imagens e detalhes técnicos, O livro do carro descreve a trajetória da indústria automobilística desde seus surgimento até os modelos mais modernos. Entre as muitas curiosidades que esta enciclopédia ilustrada traz está a evolução da tecnologia dos motores, o surgimento das grandes marcas, como Mercedes, Rolls-Royce e BMW. Sem falar, claro, nos detalhes de cada um dos principais modelos, que ditaram a moda automobilística, cada um a seu tempo – desde o Ford T, passando pelo Cadillac, pelo Lincoln-Zephyr, pelo futurista DeLorean DMC-12, até os sonhos de consumo modernos (Lamborghinis, Audis, Ferraris) e mesmo os compactos urbanos cada vez mais populares.
Título: O livro do carro: enciclopédia visual
Autor: Dorling Kindersley
Gênero: Referência
Páginas: 360
Formato: 25 cm x 30 cm
ISBN: 978-85-250-5021-2
Preço: R$ 119,90

27 de fev. de 2012

CINE SINGULAR - O curta do dia


O Menino que Plantava Invernos
Sinopse  
 Antes de nascer, um menino tem seus pais mortos. Ele acredita que a tragédia foi causada por um maléfico dragão. Para se vingar, pensa em aniquilar o dragão, trazendo à terra o pior frio já imaginado.
Gênero Animação
Diretor Victor-Hugo Borges
 Ficha Técnica
Roteiro, Direção de Arte  e Animação Victor-Hugo Borges Trilha original Alexandre Bischof Empresa(s) produtora(s) Glaz, Neoplastique Entretenimento Ltda. Direção de produção Liciane Mamede Produção Executiva Mayra Lucas Montagem Victor-Hugo Borges e Daniel Turini 

Eles (os pôneis malditos) voltaram

Os pôneis malditos voltaram para torrar o juízo com mais um filme, no exótico comercial da Nissan Frontier, modelo 2013. E com o mesmo recadinho da música chiclete "Pônei maldito, pônei maldito, venha com a gente atolar..." para não sair mais da cabeça de quem ouvir.
Agora, que a campanha da Nissan é uma sacada inteligente, isso é vero.

Tá bonito pra chover

Cedinho da manhã de hoje, registrei, da varanda do meu apê, o toró que vinha chegando. Nuvens carregadas, vindas do mar, chegando pertinho do farol do Mucuripe (no canto esquerdo da foto),anunciavam um dia de muita chuva na Capital cearense. E foi mesmo, pelo menos no horário matinal.

26 de fev. de 2012

Bombou na web nesta semana

Gol contra com estilo
 Não basta fazer gol contra. É preciso fazer com estilo. O zagueiro Lewis Dunk, do time inglês Brighton & Hove Albion, provou talento no quesito. Uma bola sobrou na área de seu time. Ele a matou no peito – bonito –, dominou no joelho – pura mágica – e... ela escapou para o gol.



Música com drive de
disquete
 Lembra os drives de disquete, inúteis depois do advento dos CDs, DVDs e pen drives? Algum fanático encontrou uma utilidade criativa para eles, em vez da reciclagem. Juntou oito, afinou o barulhão que eles fazem e reproduziu a música tema do filme Piratas do Caribe.



Todas as músicas do Metallica juntas
Vitor Rangel, um brasileiro, é fã incondicional da banda de rock americana Metallica. Como homenagem aos 30 anos de carreira de seus ídolos, empunhou sua guitarra e tocou trechos de todas as músicas compostas por eles. Todas mesmo. Tudo em dez minutos.


Dança com muletas
Poderia ser apenas mais uma bela história de superação: um dançarino que usa muletas apresenta uma bela e criativa coreografia. Mas é mais que isso. Seu talento para a dança é evidente, e outro bailarino profissional teria de treinar muito para fazer o que ele faz.



Casa Veeerde – a nova Sanduíche-iche
 Ruth Lemos, a nutricionista que virou piada por se confundir com o eco da própria voz numa entrevista para a TV – “Sanduíche-iche” –, não está mais sozinha. A nova vítima é a repórter Mariana Ferrão. No Carnaval paulista, ela se saiu com um “Casa Veeeerde”.


O decote da princesa
Pentti Arajärvi, marido da presidente da Finlândia, deu uma conferida demorada e indiscreta no decote da princesa Mary, da Dinamarca, durante um jantar de gala. Ela percebe o abuso, tapa o decote com as mãos, e Arajärvi olha para cima, como se nada tivesse acontecido.

Fonte: revista Época