3 de out. de 2009


BOMBBOU NA WEB
nesta semana


Há dez anos, se uma mamãe panda tomasse um susto com o espirro de seu filhote, provavelmente ninguém além das testemunhas oculares riria com o fato. Hoje em dia, na era do YouTube e com a disseminação de câmeras de vídeo em celulares, bobagens como essa viram campeões de audiência, de dar inveja à novela das 8. Um usuário do YouTube montou uma compilação dos cem vídeos mais famosos da internet, e o clipe ultrapassou rapidamente a marca de 1 milhão de acessos. Além do susto da mamãe panda, podemos lembrar outros clássicos, como a marmota dramática e o gordinho Jedi. Para quem não conhece, é uma boa chance de se atualizar.

2 de out. de 2009


Um grupo de ativistas luta para estancar a matança de golfinho, no Japão. É o tema do longa-matragem The Cove, lançado, nos Estados Unidos, recentemente. O filme mostra pescadores japoneses, atraindo milhares de golfinhos selvagens a um local escondido no Japão, onde ativistas dizem que os animais são capturados para entreter parques marinhos ou são massacrados para virar comida. The cove segue um grupo de ativistas, incluindo o ex-treinador de golfinhos da série de televisão Flipper, Ric O'Barry.Eles enfrentaram a polícia japonesa e pescadores para conseguir acesso a um abrigo em Taiji, no Japão, onde um arame farpado bloqueia o acesso de pessoas para impedir a filmagem do assassinato de golfinhos que começa em setembro a cada ano.

1 de out. de 2009




O jornalista Gilberto Amendola, 32 anos, aceitou o desafio: escrever hoje sobre o fervilhar da rua Maria Antônia, no centro da capital paulista, há 40 anos atrás. No livro Maria Antônia, a história de uma guerra, a opção foi muito mais resgatar os relatos da memória emotiva de quem viveu ali em 68 do que fazer um frio registro histórico. E entre esse relatos, o livro traz uma surpresa histórico-musical: José Dirceu, o ex-todo poderoso do governo Lula, naquela época, em vez de gostar de música de protesto, tipo Pra não dizer que não falei de flores, adorava era ouvir o “rei” Roberto Carlos.O então presidente da UNE apreciava a Jovem Guarda, mas escondido, pois as músicas do yê-yê-yê eram consideradas alienadas, por não tomarem parte da política como tema principal. Não pegava bem para o líder estudantil ouvir o Aquele beijo, O Calhambeque, Quando e outras mais. Mas, que o cara gostava das músicas melosas, isso está registrado no livro.

30 de set. de 2009



Nesse trololó em que o Brasil se meteu, desastradamente, em Honduras, tem um cearense lá dentro da embaixada que está segurando a barra, de forma serena. Inclusive dando informações para o mundo. Personagem da maior importância. É o ministro-embaixador Francisco Catunda Rezende, que também é jornalista. Catunda é meu ex-colega de redação, quando comecei a trabalhar na empresa O Povo, lá pela década de 70, do século passado. Naquela época, O Povo comprou a marca do jornal Gazeta de Notícias, e eu escrevia uma coluna na Gazeta, e Catunda era chefe de redação do semanário, sob o comando do mestre Durval Ayres. Depois, ele foi aprovado em concurso para diplomata, no Itamaraty. E seguiu, brilhantemente, pelos caminhos da diplomacia. O papel que vem tendo nesse imbróglio todo, ratifica sua competência. Nunca quis assumir embaixadas, principalmente as mais distantes do Brasil, pois sempre que pode, vem passar férias por aqui, entre os amigos e revisitar a Fortaleza que ele tanto adora.
Que Deus ilumine, mais ainda, o meu amigo de antigas jornadas, nesse momento crucial para todos que estão vivendo o drama na embaixada brasileira, em Tegucigalpa.

29 de set. de 2009


Ela é o novíssimo nome pop nacional. No início era tudo gozação, mostrado na internet, a menina Stefhany, de 15 anos, nascida na cidade de Picos, no Piauí. Bombou de vez, cantando Stefanany e o seu Crossfox, encaixada na melodia A Thousand Miles, da americana Vanessa Carlton. Dona Nety, cantora frustrada, investiu no talento da filha, contratou um cinegrafista e obrigou-a cantar um dos maiores hits do You Tube. E deu tudo certo e o vídeo foi visto mais de um milhão de vezes, cantando com um carro emprestado. Depois, até ganhou um Crossfox, no Caldeirão do Huck.
Vejam o vídeo.


Chegou o Repórter Aéreo Google!

Na última semana o Google Maps, invenção porreta da gigante da tecnologia, trouxe duas inovações fundamentais. Primeiro, incluiu o transporte público como opção de rota na cidade do Rio de Janeiro (já existia para São Paulo e Belo Horizonte). Agora, informam até o trânsito nas ruas das três capitais, e em tempo real! Olhe só o mapa acima, do Rio:Vermelho para os trechos praticamente parados, amarelo para os de trânsito intenso e verde para as vias descongestionadas. E ainda dá para planejar sua viagem com antecedência. Ele tem um simulador que indica, baseando-se nas semanas anteriores, como estará o trânsito no dia e horário de sua partida.

Fonte: Bombounaweb

28 de set. de 2009


O Abbey Road Studios (foto abaixo), em Londres, localizado na Abbey Road ( o nome da rua), celebrou os 40 anos, no mês passado, da célebre foto dos The Beatles, atravessando a rua. Foi lá, no Abbey Road que os quatro famosos cabeludos gravaram o melhor da sua música.

O velho e sempre
criativo desenho à mão


Os estúdios Walt Disney mandam às favas a manipulação computadorizada e relança e seu primeiro longa metragem de animação, e de maior sucesso, Branca de Neves e os Sete Anões. O filme, que originou o império Disney, é lançado em alta definição - e inaugura o retorno do desenho animado à mão. Edição Diamante de Branca de Neve e os Sete Anões, em DVD e Blue-Ray, além do CD com três horas de extras, como jogos, passeios virtuais, fotografias e cenas históricas, marca a volta da Disney a seus fundamentos: a animação manual em duas dimensões.