5 de ago. de 2009

5 de agosto de 1954 (1)


O atentado da rua Tonelero


55 anos, um episódio foi estopim para uma tragédia que mudou a história do Brasil, com o suicídio do ex-presidente Getúlio Vargas. Na noite daquele cinco de agosto de 1954, o jornalista Carlos Lacerda sofria um atentado, em frente à sua residência, na rua Tonelero/Rio de Janeiro, tendo sido assassinado o seu segurança, o major da Força Aérea Brasileira, Rubens Vaz. O jornalista foi atingido de raspão, no pé. Carlos Lacerda fazia oposição violentíssima contra o governo de Getúlio Vargas e na manhã seguinte, em seu editorial, no jornal Tribuna da Imprensa escreveu:

"A visão de Rubens Vaz, na rua, impede-me de analisar a frio, neste momento, a hedionda emboscada desta noite. Mas, perante Deus, acuso um só homem como responsável por esse crime. É o protetor dos ladrões, cuja impunidade lhes dá audácia para atos como os desta noite. Este homem chama-se Getúlio Vargas."
Durante a investigação que se seguiu, demonstrou-se que a bala que atingiu o major era de calibre 45, arma de uso privativo das Forças Armadas. Em poucos dias chegava-se a dois suspeitos: Alcino João Nascimento e Climério Euribes de Almeida, homens da guarda pessoal do presidente, e ao mandante do crime, Gregório Fortunato, chefe da guarda e guarda-costas de Getúlio desde a época do Estado Novo.
O episódio abalou profundamente o governo de Getúlio, culminando com outra tragédia, no mesmo mês de agosto, dia 24.

Nenhum comentário:

Postar um comentário