10 de jun. de 2009


Os truques do Jornal Nacional

Entrevista com Nilton Hernandes - jornalista, mestre e doutor em Semiótica pela Universidade de São Paulo-
quase de quatro décadas (início-setembro de 1969), mais de 55 milhões de telespectadores brasileiros incorporam à vida familiar, logo depois da novela das sete, a audição de uma leitura rápida das manchetes em escalada na entonação vibrante dos apresentadores, seguida de sons, e de cortes rápidos de imagens. Detalhe: sempre com noticiais ruins. Está no ar o Jornal Nacional, da Rede Globo. Vocês sabiam caros internautas, que tudo isso faz parte de uma engenharia de truques para manipular a emoção do público? Conforme o raciocínio do jornalista e doutor em Semiótica da Universidade de São Paulo, Nilton Hernandes, esses minutos iniciais são os mais problemáticos do noticiário para se obter a adesão do telespectador, e por isso é usado o impacto afetivo.
Por que o senhor quando publicou o livro A Mídia e seus truques, afirmou que “falta ao estudo do noticiário de TV uma visão não só mais abrangente como também distanciada?” E concluiu: “No Brasil, uma das razões para tanta passionalidade – inclusive acadêmica – é o sucesso e o poder de mobilização e de desmobilização do telejornalismo e, notadamente, do Jornal Nacional”.
Não temos uma cultura, inclusive acadêmica, de análise do jornalismo, mas de mera crítica, principalmente devida a leituras superficiais e equivocadas de grandes teóricos marxistas, da Escola de Frankfurt, etc. O Jornal Nacional, por exemplo, é pouco analisado nesse sentido. Mas é campeão de crítica. O programa não passa, na maioria das vezes, de pretexto para uma série de estudiosos abordarem outros assuntos, principalmente de viés claramente ideológico. Não tenho nada contra isso. A Globo não é gerida por ingênuos, como mostram tantos exemplos, caso da emblemática manipulação do debate entre Lula x Collor que decidiu uma eleição a presidente do Brasil. O que me incomoda, porém, são certas críticas que empobrecem o debate sobre o jornalismo de TV. Por exemplo: JN é sempre acusado de ser um jornal superficial, dentro de uma mídia condenada a ser “burra”. Por que não discutir o que seria esse JN de interesse da sociedade que, ao mesmo tempo, mantivesse a audiência de mais e 35 milhões de telespectadores que tem todas as noites? Não acredito em mídias burras, nem em público ignorante. Mas não dá para começar uma discussão de uma TV de qualidade com esses pressupostos, ou melhor, preconceitos. Outro problema que vejo em certos teóricos: eles “fatiam” os jornais de acordo com os seus limites e intenções: uns só abordam questões de conteúdo, outros só de expressão. Tem gente que jura que tudo é “imagem”. E há outros que acham que o importante é só o verbal. Ninguém lê, vê ou ouve um jornal de qualquer mídia aos pedaços. Qualquer veículo precisa ser analisado de um ponto de vista mais integral.

Presente na vida de qualquer cidadão, é inegável o poder da televisão. Como o senhor explica a manipulação da emoção do público pelo Jornal Nacional? Quais os truques que diferenciam o JN dos demais telejornais e por que há tanto tempo é campeão de audiência?
Essa questão é bastante complexa e é analisada no meu livro A mídia e seus truques. Vou apontar apenas alguns aspectos mais superficiais. No JN, há uma profusão de estímulos, como constante mudança de vozes, de cenas, de repórteres e de apresentadores para captar e manter a atenção – bastante frágil – do telespectador. O verbal, principalmente a fala, assume um papel estratégico. Um noticiário de televisão, como o Jornal Nacional, tem a possibilidade de fazer uma narrativa visual, mas prefere construir inicialmente uma lógica “verbal” na qual são intercalados trechos de vídeos. O telespectador ouve, vê e “comprova” a existência de personagens e lugares citados. Tente só ouvir o JN no rádio. É possível perceber que o programa é perfeitamente compreensível. Há um ritmo muito acelerado, não dá tempo de refletir sobre o que é dito e mostrado. O JN também “espalha” os assuntos, muito mais preocupado em criar esse ritmo do que em organizar rigidamente o material, como no caso dos impressos, que dividem tudo em editorias. Isso quer dizer que notícias longas devem ser colocadas junto de outras curtas. Momentos de aceleração são compensados por outros, de desaceleração. Pode-se começar com um assunto de saúde em um dia, de segurança pública no outro e de política no seguinte. Como outros jornais de outras mídias, o JN, porém, sempre começa muito tenso, com notícias de impacto negativo sobre a vida dos telespectadores, e vai, aos poucos, apresentando assuntos mais leves. Chamo isso de estrutura happy end. Não sem razão, o apelido na Globo da última notícia, que fecha o JN, é “boa noite”.



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