12 de jun. de 2009






As belas fotopinturas
de Telma Saraiva



As belíssimas fotos que estão acima foram feitas com recursos gráficos do Photoshop? Quem pensou assim, calculou errado. A técnica usada para colorir as fotos, hoje, está em desuso nos grandes centros urbanos: é a fotopintura. Técnica utilizada com pincéis e tintas para remodelar, embelezar feições, inventar imagens e que começou há muito tempo ( e coloca muito tempo nisso), antes do Photoshop. E quem ainda continua preservando a tradição é a artista cearense, residente no Crato, Telma Saraiva.
As fotos são da própria Telma, quando jovem. Lá nos anos 50, do século passado, quando começou a pintar fotos, ela fotografava-se, no espelho, usando adereços copiados das artistas de Hollywood. Telma contou, em entrevista à Singular, que se produzia com fitas de cetim e outros pedaços de fazenda, tudo feito na hora, e pregados com alfinete. Depois pintava as fotos.
Seus auto-retratos saíram dos álbuns de família para serem festejados e reconhecidos como obras de arte e passaram a constar no acervo da Mostra Retrato Popular. A exposição foi mostrada no Centro Dragão do Mar, na Pinacoteca do Estado de São Paulo e no Museu de Arte de Belém do Pará.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário