19 de jun. de 2009

O plagiário Ariano Suassuna


O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, já fez sucesso, no teatro, no cinema, e principalmente na televisão com o show de interpretação de todo o elenco da Globo, em especial Matheus Nachtergaele, no papel de João Grilo e Selton Melo, interpretando Chicó. Vocês sabiam que aquela cena em que Chicó é “ressuscitado”, por João Grilo, ao som de uma gaita, após ser “apunhalado”, é plágio de um cordel? A cena é dos golpes que o malandro João Grilo usou para enganar os otários.

Pois é. O original está no cordel O cavalo que defecava dinheiro, de Leandro Gomes de Barros, um dos maiores cordelistas brasileiros, falecido há 91 anos.

A cena faz parte da história de um pobre, em dificuldades financeiras, e que inventou artimanhas para ganhar dinheiro. Uma delas ele combinou com a mulher, para “matá-la” com uma facada no peito. Só que a facada atingia uma seringa, cheia de sangue de galinha. Para logo após “ressuscitá-la”, ao som de uma rebeca. E assim fez, na frente de um otário que comprou a “rebeca milagrosa”.

O comprador levou o instrumento musical para casa e dias depois, após uma briga com a mulher dele, aplicou-lhe quatro punhaladas. O verso do cordel conta a cena:

O velho muito ligeiro
Foi buscar a rebequinha,
Ele tocava e dizia:
Acorde, minha velhinha;
Porém a pobre da velha,
Nunca mais comeu farinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário