COMO AS FARSAS NA NET
SÃO DESMASCARADAS
Vocês, navegando pela rede, já foram enganados?
Já receberam e-mails, pedindo doações para pessoas doentes, convidando para entrar em correntes, nome constando no SPC ou mesmo recebendo histórias (com fotos ou vídeos) sensacionalistas ou horripilantes?
Nesse universo imenso que é a blogosfera (hoje existem 133 milhões de blogs no mundo) localizamos um brasileiro que se especializou em desmascarar as tramóias que emporcalham as caixas de e-mails e enganam muitos incautos.
A fera é o paulista Gilmar Henrique que no seu blog E-farsas (www.e-farsas.com) vem desvendando muitas armações.
Fizemos uma entrevista com ele:
Com que idade, você entrou para o mundo virtual?
O computador sempre esteve presente na minha vida! Quando eu recebi o meu primeiro salário, aos 12 anos, minha mãe abriu um crediário para eu poder comprar um MSX (computador pessoal que não vinha com monitor, pois era ligado na TV comum). Todavia, o maior acontecimento mesmo foi a chegada da internet no Brasil. Lembro que passava dias e noites conectado para ver se conseguia entrar em todos os sites que existia. Hehehehe!
Quando você começou a perceber que o uso da internet também estava sendo aplicado para enganar pessoas? Qual foi a primeira armadilha na qual você caiu?
Acho que foi em 1999, recebi um e-mail pedindo que eu enviasse 10 cartas para 10 endereços diferentes e colocasse R$ 1,00 (ou um cruzeiro, sei lá, qual o dinheiro da época) em cada envelope, tomando o cuidado de colocar o meu nome também na lista. Assim, segundo o e-mail, as próximas pessoas que reenviassem as cartas colocariam R$ 1,00 em cada envelope e eu passaria a receber todo esse dinheiro. Era a chamada pirâmide. Eu já conhecia esse esquema de pirâmides na “vida real”, porém, achei que por ser uma coisa vinda da internet, seria muito mais garantido. Me lasquei! Pois até hoje, não recebi nenhum realzinho de volta. Um lembrete: quem recebeu uma carta minha, há uns 9 anos, favor devolver-me.
Qual foi a primeira farsa que você descobriu? Como surgiu o blog?
Certa vez, recebi um e-mail apresentando foto de uma garotinha e texto dizendo que ela estava com câncer e que pra cada e-mail repassado, ela ganharia 10 centavos, como ajuda para o seu tratamento. Resolvi pesquisar essa história e descobri que era tudo mentira. Só que não tem como saber para quantas pessoas já foram repassados esses e-mails. Você pode até encaminhar o e-mail, entretanto, tem gente que envia e-mail com cópia oculta, aí não tem como saber mesmo. A partir dessa pesquisa, os meus amigos virtuais começaram a mandar outras histórias para que eu pesquisasse. Então, para eu não ter o imenso trabalho de mandar e-mails pra todo mundo, resolvi centralizar todas as pesquisas em um só lugar. Daí, no dia 1º de abril (Dia da mentira) de 2002, surgiu o E-farsas.com.
Que tipo de investigação você utiliza para descobrir fraudes e crimes?
A intenção do E-farsas.com é usar a própria internet para desmistificar esse tipo de coisa. Ou seja, sempre começo as minhas pesquisas em sites de busca (Google, Yahoo, etc.), procuro também nas edições eletrônicas dos principais jornais e revistas. Caso não consiga a resposta correta, entro em contato, via e-mail, e por último, tento um contato telefônico. Mas na maioria das vezes, uma simples busca já me oferece resultado. É isso que todo mundo deveria fazer, antes de ficar repassando boatos e correntes.
Qual a pesquisa que foi mais trabalhosa?
As imagens, em geral, são as mais trabalhosas. Principalmente, quando não vêm com nenhuma informação adicional. Tem muita coisa que eu ainda não publiquei, pois, só coloco lá no site quando tenho certeza absoluta. Teve uma história de uns gigantes que foram encontrados durante uma escavação. (www.e-farsas.com/foto esqueleto_gigante.htm) Durante as minhas investigações, encontrei alguns sites sérios (americanos) afirmando que a história e as fotos eram reais. Mas, dias antes de publicar no site, descobri a farsa. Tratava-se de um concurso de Photoshpers) (especialistas em programas de edição de imagens), cujo tema era “gigantes”.
A mais emocionante?
Uma das mais legais foi a do cara que aparece em uma foto no topo de uma das torres do World Trade Center, no dia dos ataques terroristas aos EUA. Pesquisando, descobri que o cara era um brasileiro. Tempos depois, vim saber que o turista da foto era, na verdade, um búlgaro. O brasileiro, muito parecido com o búlgaro, espalhou para todo mundo que era ele o fotografado. O nosso patrício ficou tão famoso que chegou até a fazer comerciais na TV.
Como você faz para espalhar que determinado e-mail é fraude?
Quando eu publico uma nova pesquisa no site, mando e-mails avisando a todos que cadastraram na nossa lista de newsletter, também, àqueles que me mandaram a sugestão para a pesquisa.
Algum hacker já tentou destruir o seu site?
Destruir, não! Mas, duas vezes, alguns espertinhos se aproveitaram da enorme quantidade de visitas do site para anexar um popup para outros sites. Quando o visitante entrava no E-farsas.com, uma nova janela se abria, atraindo os desavisados para sites com conteúdo hacker. Felizmente, consegui resolver o problema com facilidade, trocando as senhas e mudando alguns parâmetros na segurança do site. Outro problema que é bom citar: tem gente se aproveitando da popularidade do site, registrando domínios com a grafia parecida com o E-farsas.com. Eles fazem isso, apostando que os usuários poderão entrar no site deles ao digitar o nosso endereço errado. Lembrando que o endereço correto do E-farsas é www.e-farsas.com (sem o “BR”).
Você recebe ameaças?
Com certeza! Só que a grande maioria é de gente afirmando que tal boato é real e que aconteceu com um conhecido dele. A mais brava foi a de uma empresa que divulgava a venda da folha de graviola em pó para a cura do câncer. Como eu havia desmentido no site que as folhas não curam essa doença, a empresa se sentiu prejudicada e pediu “educadamente” que retirássemos a pesquisa da web. A pesquisa continua lá www.e-farsas.com/corrente_graviola.htm).
Quais os golpes mais comuns na internet?
Antigamente, a alegria dos hackers era invadir sistemas e computadores para destruir dados. Hoje em dia, eles perceberam que é muito mais vantajoso invadir para roubar informações do que simplesmente destruí-las. Por isso, o ciber-criminoso usa de vários artifícios para enganar o usuário mais desatento, por exemplo: envia e-mail fingindo ser de alguma empresa séria e nele pede para que o destinatário atualize seus dados cadastrais, - avisa, via e-mail, que o nome do usuário está na lista do SPC e que, para deixar seu “nome limpo”, é preciso acessar uma página (que é falsa). E quem acessa a tal página, deixa a sua máquina aberta para possíveis invasões.
O que o usuário deve fazer para se proteger contra as armadilhas?
- Sempre deixar seu antivírus atualizado;
- Nunca, em hipótese nenhuma, dar a sua senha para ninguém;
É bom lembrar que nenhuma empresa solicita que você digite sua senha, via e-mail. Também não é legal deixar suas senhas anotadas no micro, procure armazená-las na sua própria cabeça.
- Ao receber um e-mail, verifique se você conhece o destinatário. Caso haja algum link no corpo do e-mail, apenas passe o mouse sobre o link e no rodapé. E veja se o endereço corresponde ao remetente. Exemplo: um banco deverá ter o link do banco;
- Na internet, vale a mesma dica que a mãe diz para o filhinho: “Não dê confiança a estranhos e desconfie quando a esmola é demais”.
Desses marketings virais que estão na internet, você já “derrubou” algum?
Já publiquei no site alguns vídeos que até eu mesmo jurava ser verdadeiro, mas depois de algumas pesquisas, pude perceber que se tratava de comerciais. Exemplos:
- Um disco voador sobrevoando os céus de Araraquara (interior de São Paulo). Na verdade, era um comercial de uma agência de publicidade, jogado na rede. Deu super certo, pois a agência teve uma enorme audiência no Youtube;
Olha só outra “armação” que o Gilmar derrubou
Este vídeo começou a circular pela internet desde abril de 2008 e, em pouco tempo, tomou conta da rede. O vídeo mostra dois seguranças deixando seus postos de trabalho e, ao sair do elevador, as câmeras mostram um fantasma - aparentemente de uma mulher - se "materializando" dentro da cabine.
Mas o vídeo é real?
Após algumas pesquisas, o Gilmar descobriu que o vídeo é falso!
O vídeo, na verdade, faz parte de uma campanha de marketing produzida pela agencia McCann Worldgroup de publicidade para a empresa de recrutamento GMP.
A campanha, que estreou em 21 de abril de 2008, tinha a seguinte intenção: ao contratar a empresa de recrutamento, seus funcionários não precisariam mais sair tão tarde do trabalho! A idéia foi tão boa que, só no Youtube - até a hoje - já teve mais de 463.000 visualizações!
Dias depois, Josh Goh - o gerente da GMP - lançou um vídeo onde ele explica as razões e o intuito do comercial:
Segundo Josh Goh, "a campanha queria ressaltar que ao trabalhar até mais tarde, o funcionário teria vários problemas como: fatiga, estresse... e se tiver muita falta de sorte, pode até se deparar com um fantasma!"
e
Mas se é falso, como o vídeo foi feito?
Procurando. no Youtube, Gilmar localizou o vídeo com a explicação de como foi feito esse comercial:
Conclusão:
O vídeo é parte de um comercial para uma agência de empregos!
E, como diria o Padre Quevedo, "fantasmas non equizisten"!
Olá!
ResponderExcluirMuito obrigado pela oportunidade! Parabéns pelo trabalho!