18 de jul. de 2010


A verdade sobre o caso

entre Marilyn Monroe e

John Kennedy

Dentre as histórias explosivas e lendas sexuais mais fascinantes do século passado, certamente o relacionamente entre o presidente dos Estados Unidos, John Fitzgerald Kennedy (1917-1963) e a atriz Marilyn Monroe (1926-1962), é um dos mais festejados. Quanto durou o caso entre o maior símbolo sexual dos Estados Unidos com JFK? Muitos escritores, entre os quais o romancista e crítico de cinema francês François Forestier, que destrinchou a vida de ambos no livro Marilyn e JFK, conta que o caso durou seis anos. Errado.

Estou lendo o livro A Vida Secreta de Marilyn Monroe, no qual o autor, J. Randy Taraborreli, remexe a história da atriz e explora documentos da FBI. Ele destrinchou boatos e concluiu que os dois foram para a cama, no máximo, duas vezes.

Vejam um trecho do livro:

“Realmente, ao contrário de décadas de relatos especulativos sobre um longo relacionamento da artista com o presidente Kennedy, foi talvez duas noites de paixão. Segundo um agente de segurança do presidente, que pediu o anonimato, declarou: “Se houvesse existido um envolvimento, eu saberia. Foi só um final de semana, só isso”. Outro agente declarou :”Na época (1962), todos nós sabíamos sobre o final de semana. Foi só quando ela e o presidente já estavam mortos que as pessoas começaram a falar sobre um romance. Ninguém falava nisso em 1962”.

Outra parte do livro interessante é o relato do autor sobre a célebre noite, no aniversário do presidente, quando Marilyn canta 'Happy Birthday, Mr. President (vejam vídeo), no Madison Square Garden, em Nova York, no dia 19 de maio de 1962.

O autor conta detalhes.

Vestido: O estilista Jean Louis desenhou um vestido que, segundo ele “só Marilyn pudesse vestir. Então, desenhei um vestido aparentemente desguarnecido, o mais desguarnecido de todos, e depois aliviei a transparência com lantejolas e contas”. O vestido não era forrado, e Marilyn não usava roupas de baixo. O vestido foi vendido em um leilão, em 2007, por 1,27 milhão de dólares).

A apresentação

Naquela noite, o palco esta tomado por muitos artistas famosos reunidos para comemorar o aniversário de JFK. Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Jack Benny, Henry Fonda...

Cada um deles subia ao palco para se apresentar depois de ser chamado, de maneira digna e respeitosa pelo mestre de cerimônia, o ator britânico Peter Lawford.

Quando Marilyn foi apresentada, o holofote buscava a lateral do palco e então...nada. Ela não aparecia. Todos riram. Afinal tornara-se piada nem tão reservada o fato da atriz ser uma mulher com quem ninguém podia contar. Quando ela, enfim, subiu ao palco o teatro explodiu de aplausos.

Peter Lauwford a viu caminhar insinuante em sua direção, os passos restritos pelo corte do vestido justo. Depois de fazer um último comentário para arrematar a piada da noite- “Senhor presidente, a atrasada Marilyn Monroe”.

E ela começou a murmurar com voz sexy : “Parabéns a você. Parabéns...senhor..pre-si-den-te. Ela levou as mãos à testa para proteger os olhos da luz brilhante , esperando ver mais claramente o homenageado. E iniciou o canto. Terminado o primeiro verso , fez um sinal para a plateia acompanhá-la em coro. “Todo mundo! Parabéns para você...” A plateia respondia ao convite, cantando e tentando acompanhá-la em sua regência meio errática com os braços .

Quando ela terminou a apresentação, um homem se aproximou de Marilyn por trás. Enquanto as câmeras cortavam para um bolo de aniversário que era levado ao centro do palco. E ela era retirada para fora da área e para longe do momento do qual tanto desejava: beijar o presidente. Mas, muitos pensavam que ela estava imprevisível e instável demais naquela noite. Kennedy, nos bastidores, expressou sua gratidão à ela, dizendo: “Agora posso me aposentar da vida política, depois de ouvir você cantar Parabéns a você, em minha homenagem naquela voz tão doce e pungente”.

Detalhe: a primeira dama Jackie Kennedy não compareceu. Várias fontes relataram que Jackie deixou claro para JFK sua insatisfação sobre o seu relacionamento com Marilyn.



Um comentário:

  1. ela é maravilhosa,50 anos de sua morte e é até hoje lembrada pelos seus filmes incríveis.

    ResponderExcluir