E, ela chega aos 60 anos
Estou entre aqueles que não esquecem de ter dirigido um dia um veículo desconfortável, lento, barulhento, com a direção parecida com a de um ônibus etc e tal. Estou falando da “velha” Kombi, que apesar de tantos desaforos está completando , em 2010, 60 anos, e que é o único veículo da Volkswagem que está há mais tempo em produção e que o Brasil é o único lugar, no mundo, onde o modelo ainda é produzido.
O nome Kombi vem do alemão Kombinationfahrzeug que quer dizer "veículo combinado" (ou "veículo multi-uso", em uma tradução mais livre). O conceito por trás da Kombi surgiu no final dos anos 1940, idéia do importador holandê Ben Pon que anotou em sua agenda desenhos de um tipo de veículo inédito até então, baseando-se em uma perua feita sobre o chassi do Fusca. Os primeiros protótipos tinham aerodinâmica terrível, porém retrabalhos na Faculdade Técnica d Brauschweig deram ao carro, apesar de sua forma pouco convencional, uma aerodinâmica melhor que a dos protótipos iniciais com frente reta. Testes então se sucederam com a nova carroceria montada diretamente sobre a plataforma do Fusca, porém, devido a fragilidade do carro resultante, uma nova base foi desenhada para o utilitário, baseada no conceito de chassi monobloco. Finalmente, após três anos passados desde o primeiro desenho, o carro ganhava as ruas em 8 de março de 1950.
O grupo Brasmotor passou a montar o carro no Brasil em 1953e a partir do dia 2 de setembro de 1957 sua fabricação - o que faz do veículo o primeiro Volkswagem fabricado no Brasil, e o que esta há mais tempo em produção. O Brasil é o único lugar no mundo onde o modelo ainda é produzido.
Podem dizer o que quiser, que a Kombi é obsoleta, que é cara (de fato, não há nada que não seja caro diante da carga tributária brasileira), que não tem área de absorção de impacto, mas a Kombi é um ícone histórico e ainda dá um baile em vans mais modernas em algumas estradas rurais...
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