3 de jul. de 2009


Fortaleza
Terra também dos reis

V
ocês já perceberam que embora no Brasil, nunca um monarca tenha sido proclamado rei, abundam reis para todos os gostos. Só aqui, em Fortaleza, existem monarquias do piso, do parafuso, dos pássaros, do empalhamento, da panelada, da cambagem, do óleo, do celular... Conforme a matéria assinada por Eleazar Barbosa, na mais recente edição da Singular impressa, o Guia Telefônico da Listel tem listado endereços comerciais de 18 soberanos, na Capital cearense.

Nesses reinados, a história mais inusitada é da dinastia da panelada. Uma família montou um restaurante especializado em servir cozido a base de intestinos, alguns miúdos de boi e verduras. O nome do estabelecimento? Rei da Panelada.


E foram felizes por muito tempo.

Casa cheia.



Até que um dia, o casal brigou e houve separação. A mulher, ofendida, não contou pipoca (ou panelada para ser mais fiel ao papoco do par litigante) e abriu, na mesma rua, o seu negócio: A Rainha da Panelada. Um terceiro comerciante, instalado na mesma rua, e do mesmo ramo, certamente notando que o seu restaurante não tinha apelo publicitário, aproveitou a expansão do feudo monárquico (rua Capitão Gustavo – bairro Joaquim Távora) e tascou o letreiro, na fachada: Imperador da Panelada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário