3 de jul. de 2009


Einstein
Foto, língua e versões

Hoje, no programa Rádio Debate, por sinal excelente, na Rádio Universitária FM, comandado pelo jornalista Agostinho Góssio, o professor e jornalista Cássio Vieira Leite, estudioso e autor de vários livros sobre Albert Einstein, deu uma bela entrevista sobre o criador da Teoria da Relatividade.


Sobre a famosa foto (Einstein com a língua de fora) Cássio deu duas versões sobre os motivos para o registro da mesma. Segundo ele, a primeira sobre a foto diz que, logo depois de os Estados Unidos explodirem as duas bombas, emHiroshima e Nagasaki, surgiu a bomba de hidrogênio – que era cerca de mil vezes mais potente do que a bomba atômica- e, o cientista teria dito:
“Escrevam cartas para o presidente dos Estados Unidos, e eu mesmo empresto a minha língua para molhar o selo”. Segundo Cássio essa versão é falsa.


A versão verdadeira é que em 1951, Einstein estava completando 72 anos e o um fotógrafo parou ao lado do carro e disse: “Professor, faça uma pose para o seu aniversário”.
Einstein gostou tanto dessa foto que depois pediu várias cópias ao fotógrafo para distribuir com amigos, autografadas. Dizem que o fotógrafo vendeu o original da foto por mil dólares, uma
fortuna à época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário