29 de jun. de 2009


Diário do Nordeste ressuscita,
erroneamente, o canarinho
A charge do Sinfrônio, publicada, na edição de hoje, do jornal Diário do Nordeste, foi uma pisada na bola, literalmente. O trabalho artístico é uma gozação em cima do time norte-americano, considerado a "zebra" da Copa das Confederações, e que, ontem, perdeu para a seleção brasileira, por 3 x 2. O time brasileiro foi o campeão da competição.
Na charge, a “zebra” é gozada pelo “canarinho brasileiro” e este, ilustrado, segurando a taça ofertada ao país vencedor de uma Copa do Mundo. Outro erro.
Ora, a época em que seleção brasileira teve com símbolo o canarinho, foi na Copa do Mundo de 1982, na Espanha. E de triste recordação, pois foi lá, com um timaço comandado por Telê Santana e, no elenco com grandes estrelas (Zico, Falcão, Sócrates, Éder e companhia) que perdemos para a Itália, por 3x2, ainda nas quartas-de-finais. Com um empate, a seleção continuaria na competição. Fomos eliminados.
Portanto, até então, o “canarinho” era o símbolo daquele time, até o jogador Júnior fez um samba (“Voa, voa canarinho...”). Depois daquela tragédia futebolística, o “canarinho” foi aposentado e nunca mais serviu como amuleto para o selecionado brasileiro. Ficou estigmatizado.
Hoje, nas páginas do Diário do Nordeste, o tal passarinho, erroneamente, simboliza o pebol brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário