10 de mai. de 2009

Viva o rádio!

Adriano Macêdo disse...
Se o fim do mundo fosse anunciando HOJE, você saberia disso por e-mail, msn, skype, twitter, tv, celular… menos pelo jornal de papel que foi impresso ontem. Esquece o papel, Eliézer. Ele não tem mais lugar na instantaneidade do século 21.
5 de Maio de 2009 10:24
Foi o que o internauta Adriano Macêdo disse, neste Blog Discordo dele quando pensa que a notícia sobre o fim dos tempos será anunciada, caso isso aconteça, por e-mail, msn, skype, twitter, TV e celular. E esqueceu de citar um meio de comunicação muito mais antigo, porém mais eficiente, do que todos enumerados: o velho rádio.
Já em 1938, Orson Welles (1915/1985), antes de ser o cineasta famoso com o seu antológico Cidadão Kane, realizou uma programação radiofônica, inspirada na obra A Guerra do Fim dos Mundos “, de H.G. Wells (1866/1946), livro lançado em 1898. A interpretação de The War of the Worlds foi tão admirável e realista que provocou pânico entre os ouvintes.

Citei essa passagem de carreira de Orson Welles para ratificar a força do rádio, pois a mensagem transmitida chega em todos cantos e atinge ouvintes em locais e situações as mais diversas. É a dona de casa que está na cozinha, é o motorista, dirigindo o veículo, é o pescador etc, etc, etc....

Resumindo: até hoje, não foi inventado um meio de comunicação possuidor de mais abrangência do que o velho rádio.

Viva o rádio!

E que ele nunca transmita o apocalipse.

Quanto ao conselho do Adriano para que eu esqueça o papel, no caso a Singular impressa, digo ao internauta que ele não sabe da repercussão e do carinho que a citada publicação provoca nas distintas leitoras e nos distintos leitores. Agora, caso fosse o contrário, eu já teria metido a viola no saco. Um lembrete: a próxima edição da Singular já sendo preparada.

Só para ilustrar a citação do livro de H.G. Wells, vejam o vídeo abaixo War of the worlds (intersection scene), mostrando trechos do filme The War of the Worlds, dirigido por Steven Spilberg, em 2005, com Tom Cruise, no papel principal.

3 comentários:

  1. Esqueci apenas de listar o rádio mas a minha afirmação continua válida. Um jornal impresso é o passado (literalmente). Os custos com papel e tinta nunca deixaram de aumentar em décadas e a pressão por meios de comunicação não-poluentes será cada vez maior nesse século. Aproveitando, veja como a sua revista poderá ser disponibilizada, dentro de mais alguns anos: link em http://www.youtube.com/watch?v=k6bkmPjVF-k

    ResponderExcluir
  2. Adriano, só uma pergunta:

    E se a conexão der "pau"????????????
    Você só vai saber que o mundo acabou quando São Pedro lhe der as boas vindas....rsrsrss

    ResponderExcluir
  3. Certamente Adriano,se o mundo acabasse,você ficaria na frente de um computador acompanhando as últimas notícias não é?! Ou então você só perceberia quando seu estabilizador pegasse fogo!!!!! Ou seja, o velho PAPOCO!!

    ResponderExcluir