16 de mai. de 2009

“Jabuticaba chupa-se no pé”

Existe prazer mais doce na vida do que colher e saborear a fruta à sombra da própria árvore? Para quem mora em cidades tragadas por ondas imobiliárias, é um desejo quase impossível de ser realizado. A frustração surgiu, caros leitoras e leitores deste blog Singular , quando lia a revista Piauí e me deparei com um anúncio, provocador de água na boca. A dona Almira Morais, moradora do Sítio Palmar, Sabará/MG, estava alugando um pé de jabuticaba. Que coisa mais bucólica, uma peça publicitária oferecendo aos clientes a oportunidade de “comer as frutas debaixo do pé ou levar para casa”.
Até na formulação gráfica (tipologia de letras e desenho tosco), desprovido de efeitos visuais, o anúncio lembra os antigos “reclames” de pequenas lojas, publicados nos matutinos impressos. Naqueles tempos, os produtos eram ofertados à fiel clientela, como se anunciantes/consumidores, fossem vizinhos. A propaganda sacramentava amizades.
Como Sabará (município vizinho à Belo Horizonte) não “fica bem ali” de onde moro e a grana que ganho é despossuída de lastro financeiro que permitiria tal delícia (viajar só para comer jabuticaba na jabuticabeira), restou-me a fantasia do faz-de-conta. Conversei com dona Almira, via telefone, e ela disse que o anúncio, publicado na revista, funcionou. A emoção e a minha curiosidade só se acalmaram quando me socorri a outro mineiro, Carlos Drummond de Andrade, e pude imaginar o quanto é prazeroso degustar a jabuticaba, lendo o poema Menino Antigo:

“Atrás do grupo-escolar ficam as jabuticabeiras.
Estudar, a gente estuda. Mas depois,
ei, pessoal: furtar jabuticaba.
Jabuticaba chupa-se no pé.
O furto exaure-se no ato de furtar.
Consciência mais leve do que asa ao descer,
volto de mãos vazias para casa”.

Um comentário:

  1. Despertou minha curiosidade esse texto... Sempre que vou ao interior de SP...acabo em uma jabuticabeira!! Nada como o sabor de infância também....

    ResponderExcluir