14 de mai. de 2009


Mansão de “E o vento levou” foi copiada, em Fortaleza

O desprezo pela preservação da memória arquitetônica de Fortaleza acontece há anos, principalmente no Centro da cidade. Prédios antigos, pertencentes a particulares e que não são tombados, mas deveriam pelo Patrimônio, são demolidos ou descaracterizados. O prédio pertencente ao Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (Av. Santos Dumont, 3384 –Aldeota) que não é tombado, entretanto, tem uma história curiosa.
Vocês, caras e caros internautas, sabiam que a fachada da edificação foi copiada da requintada propriedade da família Wilkes, protagonista do enredo de um dos filmes mais famosos de todos os tempos: “E o vento levou” ? A foto (à esquerda) é uma das primeiras cenas do filme, por ocasião do churrasco na fazenda Twelve Oaks.
Segundo informações orais, quando da construção do prédio, possivelmente no final da década de 40 ou início dos anos 50, do século passado, os construtores fizeram a fachada semelhante aquela existente na requintada Twelve Oaks. Pois, esse era o desejo de um dos proprietários ou de alguém da família, fã do clássico do cinema.

2 comentários:

  1. na cidade de botucatu interior de sao paulo tambem tem um copia da casa do vento levou

    ResponderExcluir
  2. EU ERA VIZINHO DESSA CASA QUANDO MORAVA LÁ. FICA DE FRENTE COM UNS PREDIOS, PERTO DA VITAL BRASIL NEH?

    ResponderExcluir