14 de jul. de 2010



Prédio histórico
pode desaparecer

No ano passado, eu ia passando pela Av. Tristão Gonçalves e fiz esta foto (acima) de uma casaantiga, entre a Avenida Duque de Caxias e a Rua Pedro I. Lembrei-me de uma entrevista que fiz com o artista plástico Maurício Cals que tinha publicado um ensaio fotográfico sobre edificações históricas do Centro de Fortaleza. E pedi a ele para selecionar fotos que não constavam no álbum imagens de prédios e casas que não estivessem catalogados nos compêndios sobre a história arquitetônica do quadrilátero da Capital cearense. E assim foi feito. Publiquei na Singular fotos de residências, importantes para o passado da cidade, mas esquecidas de tombamentos oficiais e coisa e tal. O título da reportagem era: Os primos pobres do patrimônio artístico.
E essa casa que registrei, com sua fachada conservada, pintada, pelos seus proprietários, é um exemplo muito saudável de pessoas que possuem bens ligados à história e que estão preocupadas em preservar a arquitetura antiga de Fortaleza.
Só, que, nesta semana vi que (veja a foto lá de cima) que a referida casa está exposta à venda. Aí, é onde mora o perigo.E fiquei pensando: será que o futuro dono do imóvel terá a mesma consciência do anterior e vai continuar preservando as linhas arquitetônicas da casa que comprou? Pode até acontecer, mas cá pra nós, acho muito difícil. Ou vai desfigurar, como já é comum se fazer aqui em Fortaleza acabar com a memória patrimonial da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário