9 de jul. de 2009

Chico Viola e a revolução
de 1930
Francisco Alves, o Chico Viola (1898/1952), conhecido na Música Popular Brasileira como o Rei da Voz, intérprete de algumas obras primas do cancioneiro, é personagem importante de um acontecimento histórico no Brasil: A Revolução de 1930. Porém, pouco conhecido.
O Museu Cearense da Comunicação, pertencente ao meu amigo Nirez, guarda uma relíquia : a gravação do Hino a João Pessoa, cantado por Francisco Alves. A peça musical fez parte de toda uma estratégia de marketing para eclodir o movimento comandado por Getúlio
Vargas.

Vamos aos fatos.
João Pessoa (1878/1930) era um dos principais líderes políticos do Nordeste naquela época, e foi derrotado ( juntamente com Getúlio Vargas, pois era o seu vice) nas eleições para presidente da República (março de 1930), pelo canditato governista Júlio Prestes. Antes do eleito assumir, João Pessoa foi assassinado (em julho) por um inimigo (João Dantas), em Recife, por motivos pessoais e políticos.

Vítima de uma desavença paroquial, porém, João Pessoa foi transformado em mátir nacional e muito bem usado pelos golpistas da insurreição de 30. Seu corpo foi levado para o Rio de Janeiro, Capital da República à época, e por onde passava era alvo de inflamados discursos daqueles contrários ao governo vigente. Virou uma comoção nacional (é aí onde entra a voz, o prestígio e a popularidade de Francisco Alves cantando o Hino a João Pessoa). Três meses após da morte de João Pessoa, dia 24 de outubro, era deposto o presidente Washington Luís.

E a Revolução de 30 aconteceu, com Getúlio Vargas assumindo o poder.
Escutem o Hino a João Pessoa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário