6 de jul. de 2009



Biggs, é o "cara"

O que é que o vídeo acima da banda Os Intocáveis tem a ver com o que vou escrever? Tudo. Li nos jornais deste início de semana, que um ministro da Justiça do Reino Unido negou a liberdade condicional a Ronald Biggs, cúmplice de um célebre assalto a um trem postal, em 1963. Biggs, que fugiu para o Brasil, entregou-se muito tempo depois, voluntariamente, em 2001. Hoje, ele, aos 79 anos, está doente.
Segundo o site Wikipédia, em 1974, ele foi encontrado pelo jornal Daily Express, no Rio de Janeiro. O repórter Colin MacKenzie recebera informações do paradeiro de Biggs, e os detetives da Scotland Yard não tardaram a seguir em seu encalço. No entanto ele não poderia ser extraditado, pois na época não havia compromissos recíprocos ou tratados de extradição firmados entre o Brasil e o Reino Unido.
Para completar, a então namorada de Biggs (Raimunda de Castro, dançarina em casas noturnas), estava grávida, situação que impedia a expulsão de Biggs, segundo a lei brasileira. Seu status de foragido também não lhe permitia trabalhar legalmente, mas não o impedia de tirar proveito do azar da Scotland Yard.
Repentinamente xícaras e camisetas com a estampa de Biggs começaram a surgir em pontos turísticos do Rio. Por alguns dólares, qualquer um poderia almoçar e bater um papo com o charmoso anti-herói.
Depois, Biggs resolveu se entregar à Justiça de seu país. Foi preso.
E agora, quer a liberdade condicional. O juiz negou e ainda disse: “O senhor Biggs não demonstrou qualquer arrependimento. Se tivesse cumprido sua sentença, já seria um homem livre”.
Biggs, certamente, sente saudade da impunidade, no Brasil, por isso a banda Os Intocáveis, à época do presidente Collor de Melo, “lançou” Biggs à presidente do Brasil.
Mas, a mensagem da banda tá bem atual com os desmandos e roubos que acontecem, em Brasília, principalmente no Senado Federal.

Um comentário:

  1. Sou
    amigo dessa mulher encantadora que é sua amiga aury.
    Fiquei encantado com seu blog
    tá muito bom tá de parabéns amigo.
    Abraço
    Dr Roberto Jr

    ResponderExcluir