28 de mai. de 2009








O mendigo pilantra

O repórter é um viajor, conhece gente, peregrina pelos caminhos e descaminhos dos entrevistados, na ânsia de produzir histórias, repassadas aos seus leitores e às suas leitoras. Assim, fiz eu, ao longo de muitos dos meus janeiros. Ontem, reencontrei um personagem de uma das minhas reportagens, à época, em que eu trabalhava como repórter especial do jornal Diário do Nordeste.
Naquele tempo, o cidadão fazia parte de um grupo de homens, moradores, no distrito de Brotas, município de Miraíma, na zona norte do Estado do Ceará. Semanalmente, a partir do domingo à noite, eles partiam, num caminhão, alugado, com destino à Fortaleza, fazer mendicância, durante a semana, nos cruzamentos, principalmente na Aldeota, um dos bairros ricos da Capital cearense. Os “mendigos” deixavam para trás suas famílias estabelecidas, moradas em casas próprias, possuidoras de bens. Viviam, relativamente, bem de vida, como constatei.
Aqui, em Fortaleza, eles se “fantasiavam” de mendigos. E enganavam os incautos. No final da semana, voltavam ao lar, com o caminhão carregado de “mercadorias”. É bom lembrar, que também entrevistei autoridades estaduais ligadas ao serviço de assistência social, que sabiam do problema. Todos eram cadastrados e foram colocadas opções de trabalho, lá no lugar de origem. Mas, eles sempre recusavam. Pedir esmolas rendia muito mais. Esse “trabalho” ficou conhecido como “pombal”. Algo que quer dizer: os pombos vão em busca de alimentação para seus dependentes. O pior: enganando a boa vontade dos outros.
Esse elemento que flagrei, ontem, com fotos, ainda hoje, continua enganando pessoas caridosas diante do sofrimento e da miséria dos seus semelhantes. Portanto, caso vocês encontrem tal sujeito (cruzamento entre as avenidas Santos Dumont e Desembargador Moreira), todo mal-trapilho, travestido de mendigo, não fiquem compadecidos.
O indivíduo continua com a mesma pilantragem, relatada por mim, há mais de dez anos. Um detalhe: dias antes de fazer as fotos, para ter certeza, passei por lá e perguntei se ele era de Brotas, ele confirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário