21 de mai. de 2009


A história original
do Pavão Misterioso


Quem pensou que a história do pavão misterioso saiu da cabeça do compositor cearense Ednardo, errou. Quando o enredo é lembrado, a recorrência, sempre é associada à peça musical, de título homônimo, encomendada pela TV Globo ao artista para a trilha sonora da novela de Dias Gomes, Saramandaia, sucesso televisivo, em meados do anos 70, do século passado. Ednardo foi buscar inspiração nos versos da dupla de cordelistas José Camelo e João Melchíades, para plumar o seu “Pavão”, “pássaro formoso/tudo é mistério neste seu voar...
Os versos do Romance do Pavão Misterioso, o original, apresentam a personagem feminina, a princesa Creuza, como representante da nobreza, muito em voga na sociedade feudal. Uma dama casta e frágil. O galã do cordel, João Evangelista, diante da impossibilidade de ter a princesa ao seu lado, pois o pai dela era muito ciumento e a deixava solitária, no alto do sobrado, mandou construir um aeroplano. Finalidade: transpor as muralhas do sobrado, e raptar Creuza.
À meia-noite o pavão
Do muro se levantou
Com as luzes apagadas
Como uma flecha voou
Bem no sobrado do conde
Na cumeeira aterrou.
Depois de várias tentativas para raptar a amada, finalmente Evangelista conseguiu seu intento. Em estrofes de sextilhas, os poetas “registram” a partida para a felicidade:
E a gaita do pavão
Tocando com rouca voz.
O monstro de olhos de fogo
Projetando seus faróis
O conde mandando praga,
Disse a moça: -É contra nós!
Os soldados da patrulha
Estavam de prontidão,
Disseram:-Vem ver, Fulano!
Lá vai passando o pavão!
O monstro fez uma curva
Para tomar direção...
Os noivos tomaram assento
No pavão de alumínio
E o monstro levantou-se
Foi ficando pequenino
Continuou o seu voo
No rumo do destino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário