18 de mai. de 2009





O que une Lênin a Roberto Carlos?

Vladimir Lênin, o líder da Revolução Russa (1917), se levantaria do túmulo e sairia pela Praça Vermelha, protestando contra o uso de uma de suas expressões utilizada, no Brasil, como inspiração para uma típica operação capitalista.
O que aconteceu foi o seguinte: o publicitário Carlito Maia estava em dificuldade criativa para nominar um programa que a TV Record ia lançar, em 1965, e que refletisse a vibração e o entusiasmo daquela turma de artistas, comandada por Roberto Carlos. Maia nem precisou queimar as pestanas.
Foi beber na fonte do pensamento do ideólogo russo, Vladimir Lênin, que certa vez tinha escrito: “O futuro do socialismo repousa nos ombros da Jovem Guarda”. A “chupada” da expressão Jovem Guarda se encaixou direitinho, tanto no programa, como batizando uma nova tendência na Música Popular Brasileira.
A marca Jovem Guarda azeitou também as vendas de bonecos, sandálias, sabonetes, sapatos, cuecas, calções, biquínis e outras quinquilharias.
Carlito Maia, já falecido, além de ser considerado um dos melhores publicitários brasileiros, e dos bons (“No Brasil? Fraude explica”). Maia foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, e são de sua autoria os slongans”Lulá-lá” e “oPTtei”. Homem de oposição, certa vez declarou que deixaria o partido, quando o PT chegasse ao poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário