23 de ago. de 2010

Eleições 2010, eleitor de olho

Eleições 2010: alerte e seja alertado sobre políticos ficha suja e ocorrências eleitorais e fique bem atento para mudar o Brasil.

Eleitor 2010 é um sistema online no melhor estilo web 2.0 em que o usuário é a principal fonte de conteúdo para o site. O tema, como já fica bem claro, é a eleição para os governos estaduais e federal de outubro deste ano.

Mais uma vez o povo brasileiro se vê às portas de um processo eleitoral que vai definir o novo presidente, eleger senadores, governadores e deputados federais e estaduais. Um ato de cidadania e de muita responsabilidade, pois são eles que decidirão os próximos passos de toda uma nação. O site Eleitor 2010 é a primeira experiência brasileira de monitoramento eleitoral praticado de forma autônoma pelos próprios eleitores. Até agora, a maior parte das denúncias está vinculada à pratica do spam eleitoral, o envio de mensagens não autorizadas pelo receptor, contendo propaganda de candidatos.

O site publicou denúncias de internautas sobre a venda pelo Twitter de listas com até 40 mil nomes de eleitores para serem usadas por candidatos nas eleições de outubro. A lei eleitoral proíbe a venda e cessão de cadastros para uso por candidatos e partidos.

Mas há comunicados interessantes como o feito por um morador da cidade de São Luís, capital do Maranhão, revelando que a igreja evangélica Casa da Benção oferece os votos de três mil fiéis aos candidatos locais em troca daquilo que o pastor local chama de “possível apoio”, um eufemismo para recompensa financeira.

O projeto do Eleitor 2010 foi criado por dois jornalistas brasileiros com base no software Ushahidi, usado recentemente em monitoramento eleitoral na Índia, México e Moçambique. Paula Goes e Diego Casaes desenvolveram o projeto com o apoio do programa Global Voices, uma rede mundial de 300 blogs criada em 2004 por dois jornalistas americanos vinculados ao Berkman Center, da Universidade Harvard.

O site Eleitor 2010 tem a função de auxiliar os brasileiros no acompanhamento dos principais acontecimentos eleitorais deste ano. E quem fica de olho e transmite cada novidade é o próprio eleitor, que envia seus relatos e preenche o site com informações úteis para todos os eleitores de seu estado e do Brasil inteiro.

Você é a fonte

Se você sabe de algo sobre algum incidente envolvendo candidatos e partidos, pode apresentar um relato no site. É importante ressaltar que independente do que você posta, a credibilidade aumenta muito de acordo com a fonte, então é possível inserir também imagens, vídeos e links de notícias para confirmar aquilo que foi escrito.

Então, clique em “Enviar relato”, preencha os campos necessários, selecione a cidade onde o fato ocorreu (ou ao qual pertence o candidato, afinal a informação deve interessar muito mais aos seus eleitores), selecione uma ou mais categorias de incidentes e mande ver. Feito isso, todos os usuários do site terão acesso às informações.

Categorias

São ao todo 39 categorias que vão desde “boca de urna” e “lixo eleitoral” até “propaganda ilegal” e “distribuição de brindes”. Outras categorias de destaque são: exploração da fé, “propaganda antecipada, sites com conteúdo ofensivo, ficha suja e transporte de eleitores. Mas nem todas as categorias são negativas : “correu bem”, “campanha” e “dia da eleição” servem para apontar ocorrências que nem sempre são negativos.

Incidentes por todo o país

Na página inicial do projeto Eleitor 2010 você visualiza o mapa do Brasil e nele estão indicados vários pontos onde já houve incidentes relatados pelos eleitores. É possível filtrar as categorias exibidas por meio de um painel localizado no canto direito. Selecione uma categoria diferente e veja se existem ocorrências em sua região.

Esta é uma ferramenta de grande utilidade, pois ela filtra também por região os problemas relatados pelos eleitores. Assim fica mais fácil verificar se o seu candidato está envolvido em algo suspeito, ajudando ainda mais o eleitor a votar de modo consciente, em políticos idôneos e comprometidos com o Brasil e com os brasileiros.

Alertas

Outro recurso interessante do Eleitor 2010 é o recebimento de alertas. Na guia “Receber alertas” é possível cadastrar um endereço eletrônico ou número de telefone celular para ser notificado sempre que algo for relatado na região escolhida por você. Assim é possível ficar atento a todas as novidades e não deixar nenhum político corrupto se eleger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário