7 de jul. de 2011

Os melhores fotógrafos da
National Geographic

A National Geographic lançou o livro Mestres da Fotografia que reúne obras dos fotógrafos Steve McCurry,Michael “Nick” Nichols, Mike Yamashita e David Doubilet, considerados os quatro melhores fotógrafos da revista, a principal referência de jornalismo no mundo.

Segundo texto do site da própria revista Steve McCurry, o primeiro, é autor de uma das imagens icônicas do século 20, a de Sharbat Gula, a refugiada afegã de olhos verdes que, como diz um diretor da revista, retrata "a beleza humana capaz de resistir até mesmo nas situações mais terríveis". Steve fotografa gente, sobretudo. E se há uma obra capaz de nos encher de esperança pelo futuro da humanidade é a dele. Seus personagens sobrevivem com dignidade e, por vezes, até bom humor.

O segundo fotógrafo deste livro é Michael "Nick" Nichols. Charmoso com seu sotaque do Alabama, no sul dos Estados Unidos, e grande contador de casos, Nick eleva o retrato do mundo selvagem a um patamar rarefeito. Vejo em suas imagens a fragilidade da existência humana na Terra, a linha delgada que nos separa de todo o resto, dos animais, da geografia, da terra, do pôr de sol. Encontra ele no centro da África o essencial.

Com o terceiro grande fotógrafo, o livro muda de cenário. Michael Yamashita persegue a civilização através, sobretudo, da Ásia, de onde acompanhamos o esplendor de experiências históricas e paisagens distintas das do Ocidente. Yamashita faz fotos como quem conta um segredo. Seu olhar nos traz informações privilegiadas que de outra forma seriam sigilosas, pelo menos para quem não faz parte das sociedades retratadas.



O quarto e último mestre da fotografia do livro é David Doubilet, o mais respeitado fotojornalista subaquático de todos os tempos. David faz imagens de predadores assustadores, como o tubarãobranco, a orca e outros animais submersos de dentes afiados. Impressionam. Mas sua maior contribuição foi a de introduzir no mar o mesmo tipo de iluminação utilizado em estúdios. A carnavalesca imagem de nudibrânquios, por exemplo, foi feita no fundo do mar, onde David montou seus equipamentos todos - luzes, flashes, máquinas e cenários. Fez os pequenos e exóticos animais andarem pela pista como se fossem modelos. Assim conseguiu imagens sem igual e depois devolveu os nubibrânquios a seu hábitat.
O quarto e último mestre da fotografia do livro é David Doubilet, o mais respeitado fotojornalista subaquático de todos os tempos. David faz imagens de predadores assustadores, como o tubarãobranco, a orca e outros animais submersos de dentes afiados. Impressionam. Mas sua maior contribuição foi a de introduzir no mar o mesmo tipo de iluminação utilizado em estúdios. A carnavalesca imagem de nudibrânquios, por exemplo, foi feita no fundo do mar, onde David montou seus equipamentos todos - luzes, flashes, máquinas e cenários. Fez os pequenos e exóticos animais andarem pela pista como se fossem modelos. Assim conseguiu imagens sem igual e depois devolveu os nubibrânquios a seu hábitat.O quarto e último mestre da fotografia do livro é David Doubilet, o mais respeitado fotojornalista subaquático de todos os tempos. David faz imagens de predadores assustadores, como o tubarãobranco, a orca e outros animais submersos de dentes afiados. Impressionam. Mas sua maior contribuição foi a de introduzir no mar o mesmo tipo de iluminação utilizado em estúdios. A carnavalesca imagem de nudibrânquios, por exemplo, foi feita no fundo do mar, onde David montou seus equipamentos todos - luzes, flashes, máquinas e cenários. Fez os pequenos e exóticos animais andarem pela pista como se fossem modelos. Assim conseguiu imagens sem igual e depois devolveu os nubibrânquios a seu hábitat.
Fonte de pesquisa: National Geographic

Nenhum comentário:

Postar um comentário