5 de jul. de 2011

O pioneiro dos paparazzi
O pioneiro dos paparazzi, Ron Galella, hoje com 80 anos, está sendo homenageado no maior festival de fotografia do mundo, o Photoespaña. Ele foi o primeiro a registrar a intimidade dos famosos, e costuma dizer “Se Da Vinci tem a sua Mona Lisa, eu tenho minha Windblown Jackie” (foto que ele fez de Jackie Onassis, andando pela Madison Avenue).  e Ele moldou a cultura da celebridade moderna, com fotos espontâneas de algumas das maiores estrelas do mundo. Desde 1960, Galella abriu a vida privada de famosos, como Jackie Kennedy, Andy Warhol, e Mick Jagger ao público.
Pode-se atribuir a Galella a invenção de uma linguagem que hoje movimenta uma indústria, em que os famosos são abordados sem que exatamente tenham autorizado o registro. Enquanto os seus colegas são vistos com desprezo, o fotógrafo já foi tema de exposições no Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA, e na Tate, em Londres.

DESPREVENIDA

Windblown Jackie, 7 de outubro de 1971, em Nova York. Jackie Oonassis é vista andando pela Madison Avenue no registro que Galella considera o mais importante da sua carreira. A ex-mulher de John Kennedy processou o fotógrafo, que tinha obsessão por ela.
GESTO OBSCENO.

Mick Jagger & Jerry Hall, 16 de janeiro de 1983, em Los Angeles. O vocalista dos Rolling Stones mostra-se irritado com Gelella, enquanto sua mulher à época sorri para câmera. Galella diz que nunca chegou a se afetar com ofensas por acreditar que no fundo todo mundo que ser famoso.

DE OLHOS BEM ABERTOS.

Spphia Loren, em 22 de dezembro de 1965, em Nova York. A atriz italiana, já considerada uma grande estrela,  é fotografada com um decote ousado na estréia de dr. Jivago, no Hotel Americano. Sophia era foco corriqueiro de Galella até quando estava com  o seu marido, o produtor Carlo Ponti.

ILUMINADO.

Jack Nicholson, 5 de outubro de 1972, em Nova York. O ator nova-iorquino foi flagrado na première de Heat (Calor), filme de Andy Warhol. Também nascido em Nova York, Galella usava os estratagemas mais variados para captar instantâneos como este, com o ator de língua para fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário