8 de nov. de 2010

Perigo na Curva

Este blog, de quando em vez, focaliza vivências, personagens, acontecimentos relativos à cidade etc. Esse viés de cidadania, às vezes de denúncia, já obteve resultados positivos, como a campanha que fiz aqui (liguei para todos os chamados órgãos competentes da Prefeitura de Fortaleza) para a retirada de uma carcaça de carro que há anos estava abandonada na Av. Santos Dumont.
A partir de hoje, começo uma nova empreitada: denunciar e cobrar das autoridades a solução do problema de trânsito, na entrada da Cidade 2.000. Fui lá, munido com a minha filmadora Sony (observação técnica: esse é o meu primeiro trabalho como cinegrafista) e registrei o caos. E pedi ao meu amigo poeta e emérito contador de causos ,Eisenhower Braga, que desse um depoimento presencial. Algo assim comparado ao slogan do antigo Repórter Esso – “Testemunha Ocular da História”. Já que o cidadão mora no edifício defronte ao trecho turbulento, e quase todas as madrugadas tem o sono, quase celestial, interrompido bruscamente por batidas de carros alvoroçados.

O trecho carece de sinalização de chão e, à noite, a visibilidade dos blocos é sensivelmente prejudicada pela iluminação precária


Alteração de sentido de fluxo de veículos em frente à Cidade 2000 gera problemas




Vejamos, pois, o relato de Eisenhower:

 Éramos felizes e não sabíamos.

A rua Andrade Furtado, no trecho defronte à entrada da Cidade 2000, tem se transformado em um inferno. É que a alteração no sentido do fluxo de veículos, que remonta à transferência do Fortal, da beira-mar para às proximidades deste conjunto habitacional, não obstantemente correta, tem tirado o sono e a paz dos que ali habitam.
Referida modificação, que a transformou em mão única no sentido oeste-leste, é orientada por uma barreira de blocos de concreto - estilo gelo baiano - que impõe, aos motoristas, um desvio, em "S", à direita. O problema é que, dado que pronunciado, o tal carece de sinalização de chão e, à noite, a visibilidade dos blocos é sensivelmente prejudicada pela iluminação de um poste localizado após a barreira. Como resultado, são inúmeros e frequentes os acidentes - felizmente, ainda sem registro de mortes - e, absolutamente, perturbador, pelo barulho provocado pelas freadas bruscas e pelo choque dos veículos contra os blocos.
Considerando já ter sido motivo de várias matérias jornalísticas, incluída cobertura por canal de televisão, não tem recebido a devida atenção das autoridades e órgão responsável que, pelo tempo de instalada e longe de, apenas, insensibilidade, beira à irresponsabilidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário