11 de out. de 2010

Manet, mestre do impressionismo



Por algum tempo exerci no jornal O Povo a função de crítico de artes  plásticas e das escolas pictóricas que marcaram a história, fiquei admirador do impressionismo francês, no século XIX.
Sobre assunto, o professor de história da Universidade de Campinas, Jorge Coli, está lançando o livro O Corpo da Liberdade: Reflexões sobre a Pintura do Século XX.  O autor reserva dois capítulos para o para o parisiense Édouard  Manet, impressionista e um dos pioneiros da produção moderna.
A revista Bravo! deste mês publica matéria sobre o livro e reproduz alguma telas de Manet,com os respectivos comentários do autor:


PONTOS E LINHAS. Música nas Tulherias, de 1862. Na tela, à esquerda, é possível o próprio Manet, de pé, com sua barba castanha e sua bengala, e o filósofo francês Charles Baudelaire, logo atrás do chapéu azul da figura feminina em primeiro plano. A cor negra pontua a composição. Na obra de Manet, o tom possui um princípio unificador. Está presente nos fraques e nas cartolas dos cavalheiros, assim como no tronco das ároves.


CLARO-ESCURO. Lola de Valência, de 1862. O quadro entusiasmou Baudelaire, que dedicou a ele os quatro versos do 15º poema das Flores do Mal. Na tela, chama a atenção a vestimenta colorida da personagem, mas é importante notar como a cor negra é realmente a tonalidade principal. Manet é conhecido por usar infinitas variações de preto.





JOGO DE ESPELHO. Um Bar nas Folies-Bergères, de 1881. No reflexo, Manet deixa as pessoas embaraçadas. Já a garçonete, no balcão, apresenta-se mais definida. O espectador, tal como em  As Meninas de Velázquez (1599-1660), está incluído na composição. Só que em vez de ocupar o lugar do rei, aqui é um cliente anônimo. 


CONFINAMENTO. O Baile de Máscaras, de 1873. Em vez de pintar um grande salão com as pessoas dançando, Manet optou por mostrar a multidão enclausurada entre as linhas horizontais e verticais da arquitetura do espaço. Não há na tela um sentido de perspectiva. As cartolas pretas inclinadas  para lados distintos  dão ritmo à composição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário