18 de mai. de 2010


Artifício para enganar o goleiro virou mania no Brasil

Fifa faz restrições ao uso da paradinha

Foi Pelé quem inventou a paradinha na cobrança de pênalti, quando ele jogava pelo Santos, nos anos 60 do século passado. Só que o rei do futebol enganava o goleiro quando ele partia rumo à bola e dava um rápida parada, e correndo. Hoje em dia, os caras dão uma paradona, deixam o goleiro escolher o canto e batem o penal. Uma covardia.

Finalmente a Fifa deu um basta nesse abuso.

Em uma reunião da International Board realizada nesta terça-feira, 18, em Zurique (SUI), a Fifa proibiu a paradinha em cobranças de pênalti. O estilo virou moda no Brasil, e muitos cobradores batiam desta maneira para enganar os goleiros.

O que poderá acontecer agora é apenas uma paradinha na corrida para a bola, e não fingir chutá-la, como os jogadores faziam.

A nova emenda da Regra 14 - do pênalti - diz: "fintar o goleiro durante corrida em direção a bola é permitido, no entanto, fingir chutar a bola uma vez que o jogador completou a corrida é considerado ilegal de acordo com a regra 14 e a atitude antidesportiva fará o jogador ser punido".

Outra decisão foi permitir que federações e confederações tenham o direito de testar árbitros auxiliares de área em partidas durante dois anos. Durante o Campeonato Carioca e a Liga Europa, o sistema foi testado.

Todas as mudanças na reunião passam a valer no dia 1ª de junho de 2010, ou seja na Copa do Mundo já não poderão acontecer. Caso o jogador faça a paradinha, ele levará o cartão amarelo.

Lancepress!

Nenhum comentário:

Postar um comentário