15 de abr. de 2010


O ocaso da mídia impressa

O desaparecimento da mídia impressa parece que é inevitável, por conta da migração, em alta escala, dos leitores, e também de anunciantes, para a mídia virtual. Cito um exemplo local: tenho um antigo hábito de ir (quase todos os dias) às bancas de jornais e revistas, principalmente a do Raimundo Ramos, localizada na Av. Santos Dumont. Vou também à outra, localizada no Parque do Cocó. De quando em vez, pergunto a eles sobre a vendagem dos produtos expostos, principalmente exemplares de jornais. As respostas são desanimadoras. Para vocês terem uma ideia, caros internautas, antigamente o Raimundo Ramos vendia de 100 a 150 exemplares (isso em dias normais) do jornal O Povo, por exemplo. Hoje em dia a venda não chega a cinco, às vezes nenhum. Uma tragédia.


Li no site Comunique-se que o primeiro diário esportivo do País, fundado em 1931, circulou com o nome Jornal dos Sports, no sábado passado, pela última vez.

Desde então, o tradicional caderno cor de rosa estampa o nome Jsports.com.br.“Com as modificações que fizemos, o principal é que agora o site tem um jornal, não é o jornal que tem um site. Pegamos o conteúdo de nosso veículo na web e o inserimos no jornal impresso”, diz o dono do diário, Arnaldo Cardoso Pires.

Para o agora ex-editor do diário, Marco Antônio Larosa, que ocupava o cargo até as recentes mudanças, “o Jornal dos Sports acabou”. Pires rebate, dizendo que a reformulação foi feita para “dar modernidade ao jornal, atrair o público e novos anunciantes”. O novo Jsports.com.br circulou na segunda-feira, dia 12/04, com a edição 01, ano 01.


Nenhum comentário:

Postar um comentário