14 de nov. de 2009



O "rei" e a sua canção misteriosa
Roberto Carlos nunca revelou para quem fez ou inspirado em quem, ele compôs Do fundo do meu coração, uma de suas canções mais tristes e também. No show ao vivo, no Maracanã, em julho último – iniciando a temporada comemorativo dos seus 50 anos de carreira, antes de cantar a música, ele comentou: “Essa canção eu fiz num momento de muita tensão, a coisa tava braba”.Só não disse com quem que a “coisa estava braba”.A música pouco conhecida descreve o fim dramático de um relacionamento afetivo: “Vi todo o meu orgulho em sua mão/Deslizar , se espatifar no chão/Mas basta agora o que você me fez/Acabe com essa droga de uma vez/Não volte nunca mais para mim.Para quem ele fez a letra? É o grande mistério. Segundo a revista Bravo! deste mês, a melodia, em parceria com Erasmo Carlos Do fundo do meu coração integra um dos vários álbuns que levam o nome do "rei", o de 1986. Geralmente, os discos do cantor reúnem o repertório criado ao longo dos dois anos que antecedem a gravação. Tudo indica, portanto, que a composição seja de 1984 ou 1985.À época, Roberto Carlos, ainda estava casado com a atriz Myrian Rios. Eles se conheceram em 1979 e ficaram juntos até 1989.A revista tentou entrevistá-lo, mas ele não quis. Erasmo não quis se pronunciar sobre o assunto. E Myrian Rios, que virou apresentadora de programas católicos no rádio e na televisão, preferiu ficar em cima do muro. Por e-mail enviado à Bravo!, ela não se assumiu como destinatária da canção, mas também não rejeitou enfaticamente a carapuça: “Roberto é o melhor compositor romântico do Brasil. Ele interpreta situações que todos nós vivemos ou vamos viver um dia”.Segundo Paulo Cesar de Araújo – autor de Roberto Carlos em Detalhes, a biografia que a Justiça impediu de circular por solicitação do próprio rei – manifestou especial interesse pela música enquanto redigia o livro. “Pesquisei muito e cheguei à conclusão de que a letra não se baseia em fatos reais nem condiz com o período bom que o cantor e Myrian atravessavam”.É a primeira vez que Do fundo do meu coração aparece no repertório de uma grande turnê de Roberto. E, de acordo com a produção do artista, deverá continuar no repertório até o final da temporada, em dezembro.

Roberto Carlos e Myrian Rios em um baile carnavalesco,, na década de 80. Quando o "rei" lançou Do fundo do meu coração, o casal ainda estava junto

Nenhum comentário:

Postar um comentário