7 de set. de 2009


Obra de Portinari
voltará ao Brasil

Depois de 53 anos que saiu do Brasil para a sua moradia definitiva (hall de entrada da sede da ONU, em Nova York), a obra de Candido Portinari, Guerra e Paz, poderá ser apreciada, no Brasil, no próximo ano.
O conjunto da obra são dois paineis, e é considerado o melhor trabalho de Portinari (1903/1962), medindo cada um 14 metros de altura por 10 metros de largura. Guerra e Paz foi uma encomenda feita a Portinari, em 1952, pelo governo Getúlio Vargas, um presente do Brasil às Nações Unidas. Os painéis não foram erguidos logo que chegaram aos Estados Unidos, pois os EUA viviam a era marcarthista, uma obsessão anticomunista, e como Portinari tinha relações com o comunismo, sua obra ficou na “geladeira”. A peça artística, segundo o próprio autor disse certa vez, foi dividida em duas: Guerra, para quando os delegados chegassem ao prédio, deparassem com o painel e, quando estivessem saindo do prédio, sua última visão fosse a da Paz. Depois de muitos apelos do Brasil é que finalmente a obra foi erguida. Portinari foi convidado para a inauguração, mas de forma informal. Ele queria ser convidado oficialmente, pelo governo norte-americano. O que não aconteceu. Ele não compareceu ao ato.
A possibilidade de Guerra e Paz voltar a ser visitada por brasileiros, no Brasil, surgiu devido a reformas que acontecerão no próximo ano, no prédio da ONU.

Filme histórico (sem áudio) enviado pela ONU para
os familiares de Portinari sobre a montagem e
inauguração da obra no hall da ONU. A solenidade foi sóbria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário