20 de jul. de 2009



Leitura coletiva de

Dom Casmurro

ganha prêmio

Recentemente, a Globo ganhou o único Leão de Ouro, para o Brasil, no Festival de Cannes, com a exibição do projeto Mil Casmurros, minissérie apresentada, no ano passado, inspirada na obra de Machado de Assis. O vídeo é uma leitura coletiva sobre um dos maiores clássico da literatura brasileira, e criado para o lançamento do projeto global.


Só que a encenação da Globo passa muito longe da obra de Machado de Assis, Dom Casmurro. A linguagem televisiva é circense, afetada e, por exemplo, um dos seus personagens principais, Bentinho, se no livro, é seco, distante e desencantado, lá na Globo , Bentinho é saltitante, espalhafatoso...

O diretor do trabalho televisivo tinha o direito de recriar em cima da ficção, porém, nunca fugir do caráter dos personagens, desfigurando-os do contexto original.

A ideia do vídeo é genial, até ganhou prêmio, mas a minissérie foi um desastre, um desrespeito à obra de Machado de Assis.

Um comentário:

  1. Essa fuga de caráter dos personagens acabou acontecendo em Budapeste também - pra falar dos mais recentes. Parabéns pelo blog, Eliézer. Está ótimo!

    ResponderExcluir