7 de mar. de 2012

China quer exportar jumentos


 Luiz Gonzaga e Padre Antonio Vieira devem estar se mexendo no túmulo (de raiva) com a notícia, publicada, hoje, no O Globo,  sobre o interesse dos chineses em comprar jumentos para uso na indústria de alimentos e na de cosméticos, no país asiático. Relembrando a ligação entre os dois nordestinos famosos com o asno: o padre Antonio Vieira escreveu um livro, mostrando a importância do jegue, desde o nascimento de Cristo. Enquanto que Luiz Gonzaga cantou a música Apologia ao Jumento (O Jumento é Nosso Irmão) .
A notícia do O Globo
Em meio a tantos produtos brasileiros exportados para a China, surgiu, recentemente, um novo objeto do desejo: o popular jegue nordestino. Há cerca de um mês, um acordo entre os dois países liberou o intercâmbio de asnos — também conhecidos como burros e jumentos, largamente utilizados na indústria de alimentos e na de cosméticos no país asiático.
Os chineses pretendem importar 300 mil jumentos por ano do Nordeste. Além de movimentar a economia local, a iniciativa vai resolver o problema de excesso de oferta de jegues na região. Com as facilidades de financiamento, houve grande crescimento do uso de motos para transporte e os jegues estão perdendo espaço.
Em junho do ano passado, um grupo de empresários chineses conversou, da Bahia ao Rio Grande do Norte, com fazendeiros e políticos. Aos políticos locais, o grupo propôs um programa de garantia de compra a preços de mercado, envolvendo até linhas de crédito, por meio de um sistema batizado de Projegue. Mas o projeto ainda não deslanchou.

2 comentários:

  1. Vão entregar os pobres animaes,para os chinas se deliciarem que judiação!!!.O jumento é nosso irmão!!!!. QUANTA INGRATIDÃO, NORDESTINOS!!

    ResponderExcluir
  2. E VÃO USAR PRA FAZER O QUE MESMO ....COSMETICS USANDO Q PARTE DO JEGUE...MEU DEUS!

    ResponderExcluir