15 de ago. de 2010




EUA comemoram 65 anos

do fim da 2ª Guerra

com beijo coletivo

Os 65 anos do fim da 2ª Guerra Mundial foram comemorados com um beijo coletivo, em Washington, ontem. Casais americanos festejaram com um grande beijo, perto da estátua que reproduz o famoso beijo entre um marinheiro e uma enfermeira, em Times Square, Nova York.

No dia 14 de agosto de 1945, o então presidente americano Harry Truman anunciou a rendição do Japão e o esperado fim da guerra.

A notícia foi recebida com grande alegria nas ruas americanas e, em um ato de espontaneidade, um marinheiro anônimo beijou todas as mulheres que passeavam pela praça em Nova York.

O fotógrafo Alfred Eisenstaedt captou com sua câmera o beijo que o marinheiro deu em uma jovem enfermeira que passava por ali e que, com o passar do tempo, se tornou um símbolo do V-J Day, o Dia da Vitória sobre o Japão.

Em torno da estátua, em Times Square, centenas de casais de todas as idades se reuniram, ontem, e todos se beijaram ao mesmo tempo para lembrar o dia.

O evento foi organizado por uma aliança de organizações e indivíduos ligados à campanha "Keep the Spirit of '45 Alive" ("Mantenha o Espírito de 45 Vivo"), para conscientizar as pessoas sobre os eventos de 1945.

A enfermeira que faz parte da icônica foto foi identificada posteriormente como Edith Shain e morreu em junho, aos 91 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário