15 de jan. de 2010

Consul do Haiti pisa (feio) na bola





Atualização das 18h03 - Nervoso, em entrevista coletiva concedida na sede do consulado geral do Haiti em São Paulo, o cônsul Gerge Samuel Antoine responsabilizou sua inabilidade com o português para explicar o que chamou de "mal entendido" quando disse que tragédia naquele país era boa proque tornava o haiti mais conhecido.
Embora viva no Brasil desde 1975, ele disse que foi mal interpretado porque não consegue se expressar muito bem no idioma.
- Falo várias línguas, mas nunca estudei português, eu ainda erro às vezes - disse o cônsul, pedindo desculpas ao povo haitiano, ao mesmo tempo em que garantiu estar com consciência tranquila. - Queria pedir desculpas, é claro que nunca foi minha intenção ofender ninguém.
Numa sala repleta de porta-retratos com fotos em que aparece ao lado dos ex-presidentes Fernando Collor de Mello e João Figueiredo, ele explicou assim a palavra de baixo calão que usou quando falava sobre os africanos.
- Quem não fala um palavrão na hora do nervoso? Falei assim de dó do povo - afirmou ele, garantindo que não tem preconceito com qualquer tipo de raça. Ele disse que seu avô, negro e nascido na África, foi presidente do Haiti no final do século XIV. Indagado sobre a declaração de que a tragédia poderia ter ocorrida por causa de macumba, Antoine disse que nem sabe ao certo o que significa o ritual.
- Nem sei o que é macumba, nunca fiz. O que sei é que tem macumba para o bem e para o mal - declarou.
Fonte:Flávio Freire, de O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário