26 de nov. de 2009



Morre o gênio do violão, Nato Lima


O Voo do Besouro, do russo Rimsi-Korsakov (1844-1909), uma das mais populares peças da galeria dos grandes clássicos mundiais é executada por orquestras ou em solos de piano, sax, guitarra e até em capela.
Agora, conheço uma interpretação espetacular, inédita, ao violão, executada pelo cearense Natalício Lima que fez dupla com o irmão Antenor (Los Índios Tabajaras), de grande sucesso no mundo. Para vocês terem uma ideia da dimensão da glória dos dois, em 1963, o bolero mexicano Maria Elena, executado por eles, vendeu 1,5 milhão de cópia, desbancando She Loves You, dos The Beatles, em 17 semanas na hit-parede, em todos os países da língua inglesa. E eu soube, lendo o blog do meu amigo Ricardo (WWW.drzem.blogspot.com) que Nato Lima faleceu, na semana passada, aos 92 anos de idade.
A dupla tem uma história fantástica. Em 1933, Nato e Antenor, filhos do cacique guerreiro Ubajara, foram descobertos pelo tenente Hildebrando Moreira Lima, na Serra da Ibiapaba, pois o militar ficou encantado com o canto em tupi, interpretado pelos dois. De lá, seguiram para o Rio de Janeiro, onde passaram a se apresentar, primeiros em feiras livres, depois em emissoras de rádio. Aprimoraram a técnica musical: Natalício se especializou em solo e Antenor em harmonia. Ficaram conhecidos como Os Irmãos Tabajaras. Excursionaram pelo Brasil e pelo exterior e nos Estados Unidos foram contratados pela gravadora RCA. Apresentavam-se com indumentária de índio para executar músicas populares, e de smoking para peças eruditas. Lá eles eram conhecidos como Los Índios Tabajaras. Depois da morte do irmão Antenor, Nato passou a se apresentar sozinho, tornando-se um gênio do violão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário