13 de out. de 2009



Paradinha poderá ser
abolida do futebol


Nesta semana, o International Board, o colegiado da Fifa responsável pelas regras do futebol, se reúne em Zurique, na Suiça, para resolver o destino da paradinha. O truque, inventado por Pelé, acontece na hora da batida do pênalti: ao chegar perto da bola, o cobrador para, e logo em seguida chuta, deslocando o goleiro. Muitos árbitros ignoram, outros aceitam. Joseph Blatter, presidente da Fifa, quer que esse recurso seja banido. Segundo ele, a paradinha é irregular.
Os goleiros vão agradecer. Pois, de acordo com a regra, o goleiro não pode se adiantar antes do cobrador de pênalti tocar na bola (mesmo com paradinha). Caso ele defenda, estando adiantado, uma nova cobrança será feita. Ora, se a paradinha é aceita, por que o goleiro não pode se adiantar, na hora da penalidade?
Na realidade, quando Pelé batia pênalti, ele não parava. Ao ouvir o apito do árbitro, corria com velocidade, mas desacelerava ao se aproximar da bola, para só então chutá- la. O gesto do “rei” confundia os goleiros, fazendo que pulassem com atraso.
Hoje, a paradinha é a regra mais desrespeitada no futebol.
É bom que a Fifa acabe com essa praga que invadiu os gramados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário