13 de out. de 2009



Noite com o mestre
Roberto Silva


Certa vez, perguntei ao meu amigo Nirez (um dos maiores pesquisadores da música popular brasileira) por que determinados cantores, mesmo sendo excelentes intérpretes, nunca fizeram sucesso semelhante ao alcançado por Nélson Gonçalves, Orlando Silva, Sílvio Caldas, Francisco Alves...e dei exemplo: Francisco Petrônio. Nirez foi rápido na resposta e disse: “O que acontecia naquela época (fase de ouro da música brasileira –primeira metade do século passado) era uma profusão de cantores talentosos. Era uma”competição” entre os melhores dos melhores, e nessa concorrência alguns se sobressaiam mais do que os outros.
Sábado passado, lembrei-me do que o Nirez falou. Fui ao show, com a Cenira, no BNB-Clube, do sambista Roberto Silva. Outro que não entrou para a galeria daqueles medalhões de antigamente. Pura injustiça. E o pior: hoje em dia, sequer suas músicas são tocadas nas emissoras de rádio. Pobre povo brasileiro que é massificado pelo que existe de pior em música, e não lhe é oferecido a arte dos grandes intérpretes da música popular.
Só sei que, quase com noventa anos de idade, Roberto Silva, ainda tem a voz maviosa, e que o peso idade não influenciou o timbre de voz. Parecia um passarinho afinado. Um encanto. Belo espetáculo. Arrepiou logo no início, cantando Carinhoso, de Pixinguinha. E cantou, cantou. O show terminava, e ele voltava ao palco, várias vezes, ovacionado pelo público. Noite pra não esquecer.
E no show, ele, Roberto Silva, fez referência a Roberta Sá, jovem de vinte anos, como um dos grandes nomes que está surgindo na música popular brasileira.
Vejam o vídeo acima, os dois interpretando Falsa Baiana, no recente show de lançamento do disco de Roberta Sá.
Reparem, não só a voz, mas na ginga da jovem, lembrando os trejeitos e os olhos revirados de Carmen Miranda e os braços levantados de Elis Regina, marca das primeiras apresentações da "pimentinha", ao tempo dos festivais de música.
E, Roberta canta ao lado de quem? Do mestre Roberto Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário