14 de jul. de 2011

Tinhorão detona João Gilberto, Tom Jobim e Cartola
Lendo a revista Cult deste mês, vi a entrevista com o crítico e pesquisador musical  José Ramos Tinhorão, figura ácida do panorama musical brasileiro que não deixa por menos soltar seu petardos contra a turma da Bossa Nova, especialmente João Gilberto. Sobre a principal música da Bossa Nova, Chega de Saudade, Tinhorão disparou:  “Tenho uma grande lista de referências anteriores a melodias de Tom Jobim, como saber que Chega de Saudade vem do tema do filme Sob o Domínio do Mal, de 1962, de John Frankenheimer. Desafinado é igual a uma canção do Gilberto Alves, e Eu sei que vou te amar é a mesma melodia de Dancing in the Dark.
João Gilberto é um cara meio fora de esquadro. Não é um sujeito de ligar muito para as pessoas,  e foi malandro, aproveitou-se da fama e cultiva o folclore em torno disso, do atraso, da dúvida sobre ele ir ou não aos shows. O mérito dele é inegável, mas esses caras  viram elefantes brancos. Coitado, já viu como está a voz dele? Nem consegue articular direito. E a culpa é do ar condicionado. Esse admiro, é um espertalhão”.
E sobre Cartola ele fez uma  descoberta que “me deixou muito triste. Descobri que a melodia de As Rosas Não Falam, de Cartola, na verdade é de dois caras  do jazz. A melodia vem de La Rosita, de Coleman Hawkins e Ben Wester”.
E não é que o cara tem razão. Fui no You Tube e ouvi La Rosita. Se não é plágio, pode ser coincidência, mas que Cartola ouviu a música, não tenho dúvidas.
Escutem La Rosita

Nenhum comentário:

Postar um comentário