6 de jan. de 2011



Brasileiro é enganado e seu
funk foi parar em videogame

O vídeo acima é uma expansão do videogame Grande theft auto IV (GTA), jogo lançado no início do ano passado e que já faturou mais deUR$ 1 bilhão, pela poderosa indústria americana Rokstar Games. GTA IV já chegou a 17 milhões de unidades com as tramas de sadismo, com crianças atropelando velhinhas, assaltando pedestres, arrombamentos, roubos etc.
Deixando essa violência de lado, o que quero dizer é que nessa jogada toda, um pequeno brasileiro, Milton Monteiro Lourenço, foi lesado. A música de Miltinho,  8 anos, o funk Bota o dedinho pro alto é usado na extensão Ballad of Gay Tony, que já foi baixada por cerca de 200 mil jogadores.  O problema é que até hoje, Miltinho não recebeu um centavo de direito autoral.
Segundo a revista Época desta semana, em junho de 2008, o pai de Miltinho, Hamilton,  levou o menino para gravar a faixa no estúdio do DJ Amazing Clay, que seu amigo,  na Zona Norte do Rio de Janeiro. A música é uma letra infantil, que ensina às crianças os nomes dos dedos: pai de todos, fura bolo etc. Clay gostou da música e mostrou ao DJ alemão Daniel Haaksman, que costumava garimpar funks cariocas e levar para a Europa. Só que depois de toda conversa, gravação de clip, o alemão desapareceu do Rio de Janeiro.  O DJ apresentou à Rockstar Games uma assinatura falsificada de  Hamilton, autorizando a venda da música.
Tempos depois, Hamilton acabou achando, por acaso, o clip de Miltinho, no You Tube, e ficou surpreso com a quantidade de acessos, e descobriu também que Bota o dedinho pro alto estava tocando em boates europeias e tinha entrado na trilha sonora do GTA.
Resumindo: o pai de Miltinho entrou com uma ação cobrando uma indenização de 215.000 euros pelo fato de assinatura que a Rockstar apresentou nos documentos ser falsa.
Escutem a interpretação original de Miltinho:

Nenhum comentário:

Postar um comentário