3 de nov. de 2010

Obra de Monteiro Lobato é considerada racista


Um dos escritores mais importantes da literatura brasileira pode ter uma de suas obras vetadas  pelo Conselho Nacional  de Educação. Exatamente no Dia Nacional do Livro (ocorrido na última sexta-feira), um  dos clássicos da literatura infanto-juvenil, Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato  (1882-1948), foi considerado de ter conteúdo racista, pela conselheira  e professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas, Nilma Lino Gomes. A obra, publicada em 1933, narra as aventuras  da turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo em busca de uma onça-pintada.Os alvos principais seriam a personagem Tia Nastácia e alguns animais, como o urubu e o macaco.
 A polêmica começou no Distrito Federal, e a proibição valerá para todo o país se o relatório do CNE for homologado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. A recomendação é de que o MEC retire obra das prateleiras das bibliotecas de escolas públicas.
Segundo o jornal  Estado de Minas, “Para a diretora de Ações de Incentivo à Leitura da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, no Bairro Funcionários, Região Centro-Sul de BH, Mariana de Faria, a medida é exagerada e tem ares de cerceamento. "Limitar o acesso à leitura é ser, de certa forma, preconceituoso também. Não podemos definir o que o outro pode ler. Cada indivíduo deve ter essa liberdade, que é o desejado pela própria literatura. Por meio desses aspectos, as pessoas formam senso crítico e analisam se há algo racista ou não, se quer ferir os negros ou se se trata de uma metáfora", observa Mariana, enfatizando que expressa sua opinião, e não a da instituição que dirige.


Nenhum comentário:

Postar um comentário