30 de set. de 2010

Obra polêmica com urubus vivos dentro da Bienal é alvo de pichação



A 29ª Bienal de São Paulo continua provocando polêmica. A primeira foi  a exposição de pinturas nas quais o próprio artista, o pernambucano Gil Vicente, prestes a assassinar personalidades, como o presidente Lula. Agora outra polêmica :a Bandeira branca, de Nuno Ramos, com três urubus vivos expostos na 29ª Bienal de São Paulo, foi invadida por pichadores, na abertura da Bienal. Vejam o vídeo.
Segundo a assessoria de imprensa da Fundação Bienal de São Paulo, um homem cortou a rede que protege o trabalho e escrevou “liberte os urubu” (sic). Houve discussão com os seguranças e um grupo de oito pessoas – o pichador não estaria nele – foi encaminhado para a 36ª Delegacia de São Paulo, no Paraíso, região central. A rede de proteção já foi reparada e os dizeres serão limpos.
 Bandeira branca é composta por três grandes esculturas em formas geométricas, que lembram grandes túmulos. As peças são cercadas por uma tela de proteção que acompanha, de alto a baixo, a rampa e as curvas do prédio projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. No alto de cada uma delas, há poleiros que se parecem com chaminés, de onde as aves raramente saem e onde devem permanecer até 12 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário