16 de jun. de 2010

Cinquentenário de Psicose

Há 50 anos estreava, nos Estados Unidos, uma obra-prima do suspense, considerado por muitos como o melhor filme do mestre Alfred Hithcock: Psicose. O roteiro do filme é baseado em livro de Robert Bloch. Hitchcock comprou os direitos do filme e comprou todos os livros que existiam disponíveis na época para ninguém saber do final da história antes do filme ser lançado. O assassinato de Marion Crane (Janet Leigh), no banheiro do quarto número 1 do Bates Motel considerada como uma das mais famosas e emblemáticas cenas da história do cinema.

Vejam algumas curiosidades de filmagens:

  • Psicose foi filmado em preto e branco porque Hitchcock temia que a cena do chuveiro ficasse chocante demais, com o vermelho do sangue.
  • A tradicional aparição de Hitchcock, neste filme, acontece durante aproximadamente quatro minutos, do lado de fora do escritório em que Marion trabalha, e ele está usando um chapéu de cowboy.
  • Janet Leigh não estava nua na famosa cena do chuveiro: ela usava uma roupa colante à pele. Uma dublê de corpo também foi utilizada.
  • O som das facadas, nesta mesma cena, na realidade é o som de um melão sendo esfaqueado.
  • O sangue desta mesma cena é, na verdade, calda de chocolate.
  • O chuveiro que se vê filmado de baixo para cima na realidade tinha dois metros de diâmetro, para que a câmera captasse os jatos d'água com maior intensidade.
  • A cena do chuveiro demorou sete dias para ser filmada, e utilizou 70 diferentes posições de câmera.
  • Hitchcock recebeu uma carta de um pai enfurecido, dizendo que sua filha, apavorada, recusava-se a entrar no chuveiro, após ver o filme. Hitchcock respondeu a carta, sugerindo ao pai que levasse a garota para uma lavagem a seco.
  • Psicose é o primeiro filme da história do cinema americano a focalizar um vaso sanitário dando descarga, o que era considerado de mau gosto, na época.
Para comemorar os 50 anos de Psicose o filme voltou aos cinemas do Reino Unido neste ano e em 19 de outubro ganhará um edição especial em blu-ray, com uma versão remasterizada em alta definição, trailer original e um documentário sobre a realização do filme.



No trailer do filme, o próprio Hitchcock apresentou as cenas em que os crimes foram cometidos. E, na divulgação do filme, avisava: ninguém poderá entrar no cinema após a sessão do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário