14 de jun. de 2010

Canhoteiro, ao lado de Pelé, nos preparativos para a Copa de 1958

Copa do Mundo

Melhor ponteiro esquerdo

do Brasil começou no CE

Vocês sabiam caros internautas que o mais brilhante ponteiro esquerdo que já jogou pela seleção brasileira foi revelado no futebol cearense?A história de Canhoteiro é a seguinte: ele nasceu no Maranhão, em Coroatá, e foi descoberto por um cartola do time cearense América Futebol Clube que foi até o Maranhão, em 1949, buscar o jovem Ribamar. Aos dezesseis anos, Canhoteiro causava espanto aos moradores da cidadezinha, enfileirava às vezes sete, oito adversários driblando com uma habilidade que parecia ter aprendido em outro mundo. A fama do moleque correu pelo Maranhão, tanto proclamaram as suas façanhas que um olheiro do América, de Fortaleza, veio vê-lo jogar na várzea. Canhoteiro chegou a Fortaleza e causou arrebatamento. Puseram o menino depois do primeiro treino para jogar em uma preliminar e ele driblou o marcador tantas e tantas vezes que o coitado perdeu a calma e foi expulso. O substituto foi humilhado, não achava a bola escondida com Canhoteiro; bateu, bateu e foi expulso também.
A fama de Canhoteiro iria se alastrar. Canhoteiro firmou-se no time principal, era a alegria de Fortaleza, os cearenses só falavam nele.

Em 1954, o São Paulo estava reformulando seu time. Um diretor veio veranear em Fortaleza. E ouvia maravilhas sobre o canhoteiro Ribamar. Foi vê-lo atuar.Imediatamente entrou em contato com o presidente Cícero Pompeu de Toledo, quase não podia conter as lágrimas ao descrever o que vira ao principal mandatário tricolor.

Cícero, à distância e embora incrédulo, orientou-lhe no sentido de que fizesse uma proposta ao América paralevar o jogador. Assim foi feito. A viagem do diretor se transformou em trabalho, prolongou-se, era uma questão de convicção contratar o malabarista da bola, o ponta que iria mudar a cara do futebol paulista.

Em nove anos de São Paulo, Canhoteiro transformou o futebol em um circo ambulante, onde ele ia a multidão se tomava de alegria.

Canhoteiro apanhava a bola no meio campo e saía intermitentemente driblando o lateral. Dava-lhe um drible, avançava, dava-lhe outro drible, avançava mais; eram dribles curtos, um após o outro, de repente já estava junto à bandeira de escanteio. Ali ficava de costas para o marcador ressabiado , o que iria fazer Canhoteiro? Então ele, num espaço exíguo, “espaço de um lenço”, diziam os antigos, ou dava um chapéu no pobre, ou girava o corpo para dentro e passava-lhe a bola entre as pernas seguindo para a grande área, onde punha Gino, ou outros, na cara do gol.

O imarcável Canhoteiro deveria ter sido titular absoluto na Copa do Mundo de 1958, quando estava no auge da fama e da carreira, porém uma fuga da concentração para namorar mulheres de vida fácil ensejou seu corte.Antes da viagem para a Suécia. No lugar dele foi convocado Zagalo que era reserva de Pepe que tornou-se titular com a dispensa de Canhoteiro. Mas, Pepe se contundiu e Zagalo assumiu no time titular e foi campeão do mundo, na Suécia, e depois bi, no Chile, em 1962.
Nunca mais o craque maranhense foi convocado para defender a seleção brasileira.
Canhoteiro morreu em 1974, vítima de problemas cardíacos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário