30 de mar. de 2010



O Bode Ioiô da
Cidade 2.000

Pela primeira na vida, estou concorrendo a uma eleição. De brincadeira, é claro. Mas, entrei nessa. O fato é o seguinte: amigos meus que frequentam o Bar do Bigode, na Cidade 2.000 (aqui perto de onde moro), inventaram uma confraria. A instituição informal funciona há dois anos, e agora eles resolveram promover uma eleição para a futura diretoria. Como estava faltando chapa de oposição, fui incentivado pela turma a entrar na peleja, referendando assim, princípios democráticos, anunciados por eles.
E desta maneira, juntamente com outros amigos, formamos uma chapa, denominada de Bode Ioiô, numa homenagem ao famoso caprino, que em meados do século passado, perambulava pelo antigo centro de Fortaleza, principalmente pela Praça do Ferreira. O bode em questão era muito querido entre os intelectuais da época, pois participava das boemias, bebia pinga e até (diziam) corria atrás das moças que passavam pelas calçadas...era uma figura.
O certo é que o Ioiô entrou para a galeria dos grandes personagens de Fortaleza (inclusive o tal Ioiô foi empalhado e faz parte do acervo do Museu do Ceará). Por isso, estamos prestando-lhe homenagem.
E, promovemos até um bingo, na última sexta-feira, cujo prêmio era... um bode. E quem ganhou foi o meu amigo Fernando de Farias (vejam foto acima, ele está de camisa listrada). Ele, o ganhador, pressionado por amigos e familiares ficou sensibilizado e vai criar o tal caprino. Já falam até em tornar o bode o mascote da Confraria Bigodeana.
Estou gostando do processo eleitoral.. pois, além de estarmos exaltando uma figura folclórica da nossa história fortalezense, novos amigos estão chegando.
Muito legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário