16 de mar. de 2010


Macaco inteligente

Estreia nesta quinta-feira, às 22 horas, no Discovery Channel, a superprodução Vida, documentário que esquadrinhou paisagens de todos os continentes, colhendo imagens nunca registradas na vida selvagem. O programa mostra animais como o sapo da Venezuela capaz de rolar montanha abaixo como uma bola para escapar de uma aranha predadora.

Também tem imagens da serra da Boa Vista, no sul do Piauí, onde vivem, em tocas, os macacos-prego. A espécie habita todo o Brasil, da fronteira com a Venezuela até o Rio Grande do Sul. Mas os macacos-prego do Piauí são especiais. São o único entre todos os bandos das 120 espécies de primatas das Américas (no mundo são 350) a usar ferramentas.

As ferramentas dos macacos-prego são pedras, usadas como martelos para abrir cocos, colocados sobre grandes pedras planas, que servem como bigornas. Eles arrancam com os dentes a casca do coco verde e o largam a secar no sol. Uma semana depois, o coco seco pode ser aberto – mas só com a ferramenta correta: uma pedra mais dura que o coco.

Os filhotes de macacos-prego levam até oito anos para aprender o ofício (vivem até 25 anos). Ao brincar de copiar os pais, os filhotes aprendem a dar golpes certeiros e escolher as pedras corretas. O aprendizado lembra o de uma criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário