18 de mar. de 2010

A fotografia promocional do Marilyn Monroe no filme Torrente de Paixão, de 1953


A estética futurista
de Andy Warhol

Beatle, Bob Dylan e Andy Warhol são os três nomes que definem a década que mudou tudo no século XX, os anos 60. Nas artes plásticas Andy Warhol (1928-1987) inventou uma estética a partir de sua visão excêntrica da sociedade de consumo, culto às celebridades e da exibição pública da vida pessoal, uma visão futurista que hoje em dia ganha contornos máximos. Um exemplo são os reality shows.

Começa, na próxima segunda-feira, na Pinacoteca de São Paulo, a exposição de 170 obras do mais célebre e festejado artista pop.

Entre as peças expostas estarão as mais festejadas e mais fortes no imaginário popular, como o retrato de Marilyn Monroe (Warhol adorava focar celebridades), as serigrafias das latas de sopa Campbell’s e os filmes chamados de Screen Tests (testes de tela).

Nos Screen Tests, Warhol de certa forma antecipou a superexposição da vida pessoal, como hoje acontece nos reality shows. O Screen Test trata-se de filmetes com cerca de três minutos de duração cada. Enquadrados em primeiro plano o focalizado era instruído apenas a encarar a câmera (veja abaixo um Screen Test com o envergonhado Bob Dylan fumando). O espectador sente o mesmo misto de vergonha alheia a sadismo que experimenta, por exemplo, diante do Big Brother.

Nenhum comentário:

Postar um comentário