1 de jun. de 2012

Lúcio Flávio ganha o prêrmio Herzog


O jornalista paraense Lúcio Flávio Pinto, que foi destaque na mais recente edição da revista Singular,  recebeu nesta semana,  a informação de que é o ganhador da 34ª edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, ao lado de Alberto Dinis.
“Esse prêmio tem quatro pontos que devem ser destacados. O primeiro é que as pessoas não se escrevem. O segundo, é que normalmente eles concedem por uma matéria e no meu caso foi com base nos meus 46 anos de profissão. O terceiro, é que pela primeira vez foi concedido para duas pessoas. E o quarto, é que as escolhas foram decisões unânimes entre as 11 instituições”, ressaltou Lúcio Flávio Pinto.
O jornalista também ressaltou que a escolha de Alberto Dinis, que está completando 80 anos, foi de extrema importância.
A premiação será no dia 23 de outubro, no Teatro da Universidade Católica (Tucá), em São Paulo.
No comunicado, a curadora do prêmio, Ana Luisa Zaniboni, atesta que a “trajetória corajosa de Lúcio é motivo de orgulho para todos os jornalistas brasileiros”.
Prêmio
O prêmio é concedido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, desde 1979, a profissionais e veículos de comunicação que se destacaram na defesa da cidadania e dos direitos humanos e sociais.
Na Singular
Sob o título "Jornalista Luta contra empreiteiros e justiça", a Singular entrevistou Lúcio Flávio. À frente do seu jornal, O Jornal Pessoal, o jornalista paraense vem denunciando os desmandos que empreiteiros vem cometendo em terras amazônicas. Já tentaram-no calar e sufocá-lo com 33 processos, desde 1999. Sua principal denúncia é contra o empresário Cecílio do Rego Almeida, que se dizia dono de uma área de 4,7 milhões de hectares (equivalente a um terço da extensão do Ceará). A matéria completa está na edição virtual da Singular.  Para acessá-la basta clicar duas vezes na capa da revista que está no alto deste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário