14 de jun. de 2012

Colonialismo do Walt Disney

 Recebi de um amigo um e-mail que ele repassou, enaltecendo o desenho animado de Walt Disney, "uma joia de memória".  Mas sem a devida conxtextualização. E respondia ao amigo:
Concordo com o amigo quando afirma que os desenhos animados de , apresentando o Pato Donald, ao Zé Carioca, e ao Rio de Janeiro, são trabalhos gráficos magistrais.
Agora, é preciso perceber a mensagem subliminar de conteúdo colonialista contida nas belas imagens produzidas pela Walt Disney: o domínio imperialista. Vejam a submissão de Zé Carioca, diante do Pato Donald, até inglês o personagem fala.
Só que aquela beleza multicolorida fazia parte de um plano estratégico da Política da Boa Vizinhança, do presidente dos EUA, Franklin Delano Roosevelt. E um dos principais objetivos era conquistar o mercado latino-americano, em plena Segunda Mundial (1939/1945). Eles botaram, mesmo, foi pra quebrar, por aqui, no Brasil, como dominadores. E a coisa continua, cada vez, mais forte: na língua, nos costumes, na cultura, na música ( nesta nem se fala: basta ligar o rádio nas FMs) etc, etc.
Mas, voltando ao Walt Disney e seu personagem Zé Carioca. Realmente, o personagem é registrado por ele, só que o verdadeiro autor da figura do boneco é um brasileiro: o cartunista J. Carlos.
Essa história eu já tinha ouvido falar, todavia tirei minhas dúvidas quando entrevistei para a Singular a historiadora cearense Isabel Lustosa que tinha feito uma pesquisa sobre a produção gráfica de artistas brasileiros. Segundo ela, quando Walt Disney esteve no Brasil, em 1941, ficou encantado com os desenhos de J. Carlos e o convidou para trabalhar em seus estúdios, nos EUA. J. Carlos recusou, mas depois mandou para Disney um desenho de um papagaio vestido com o uniforme da FEB (Força Expedicionária Brasileira). Isabel contou que o rascunho desse desenho original consta dos arquivos da família do artista brasileiro e comprovou que a figura que aparece é idêntica ao Zé Carioca. Portanto, a origem do personagem, assumido por Walt Disney, é brasileira, porém, nunca foi reconhecido o verdadeiro autor.
No vídeo Desenho Aquarela do Brasil, dos estúdios da Walt Disney Production a postura colonizada imposta ao personagem Zé Carioca, que no primeiro encontro com o pato Donald, fica completamente embasbacado, saltitante, abestalhado, pulando de alegria, diante do “ídolo” Pato Donald. E até fala em inglês. Veja também que na abertura do desenho animado, está entre os nomes creditados, o de Ary Barroso, emprestando (aliás, ganhando uma boa grana em dólar) a sua composição Aquarela do Brasil (que muitos anos depois foi considerada a música mais genuína do cancioneiro brasileiro, pense) como fundo musical para o inicio da colonização americana no Brasil. Ary Barroso é outro brasileiro que foi cooptado - até passou uma temporada nos EUA - pela famigerada Política da Boa Vizinhança.
Vejam o desnho animado:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário