5 de jan. de 2012

Ricardo Machado, Eisenhower Braga e Pero Vaz de Caminha

Discurso de Ricardo Machado apreciado por Eisenhower Braga
Estive, ontem, na posse do meu amigo Ricardo Machado como Procurador Geral da Justiça do Estado do Ceará. Auditório lotadíssimo, com autoridades de todos os naipes, familiares e amigos que foram ao Hotel Gran Marquise, prestigiar a solenidade. Hoje, recebo um  e-mail de um outro amigo em comum, Eisenhower Braga  também presente ao ato,  que numa linguagem cravejada de insinuações literárias conta tintim por tintim sobre o que sentiu sobre o evento solene, citando trechos do discurso e até gestos carinhosos do empossado. A mente prodigiosa do saltitante escriba operou uma descrição pormenorizada, de superar Pero Vaz de  Caminha, quando escreveu à Vossa Alteza portuguesa, citando, primeiramente o "Monte Pacoal e à terra - a Terra da Vera Cruz".

Vamos ao texto (com lampejos gongóricos) escrito por  Eisenhower:
"Excelentíssimo Senhor Procurador Geral de Justiça do Estado do Ceará,
M. Sc. Alfredo Ricardo de Holanda Cavalcante Machado
Não obstante enfadonha aos comuns mas, ritualescamente, entendida e necessária enquanto magnitude do evento, vossa excelência, indiscutivelmente, reforçou as estruturas do Grand Marquise ao fincar, com rara sabedoria, firmes estacas de sustentação absolutamente necessárias à, certamente, proba, equilibrada e correta condução desta instância de justiça.
Assoberbada de responsabilidades, tem sua gestão sabidamente "obesada" pela amplitude e diversidade do universo de atuação mas perfeitamente conduzível pelo saber que se esconde por baixo dos capilares grisalhos que bem os sabe, modelar e tingir.
Sobre o discurso, memorável !!!, extraímos pérolas. A saber:
Do chamar à atenção ao significado do Ministério Público - prólogo e epílogo - enviou, aos eventualmente esquecidos, recadinhos subliminares da necessidade de, para se praticar uma boa JUSTIÇA, necessita-se perseguir, diuturnamente, humildade, saber, bom senso, agilidade, retidão, probidade e, fundamentalmente, independência entre os poderes.
Da polidez ao nominar os que estiveram no páreo - questão fundamental ao engrandecimento da disputa, em clima republicano - e do louvar a transparência do processo e de escolha pelo gestor-mor.
Ao contrabalancear, respeitosamente, o Capistrano, da outra com o, seu, Conselheiro, não esqueceu de sequestrar, com cordialidade, o octogenário campeão de tribuna congressual, pacajuense e albergá-lo, gentílicamente, ao seu torrão, ao lado de devotar e ratificar, com rara mas esperada sensibilidade, sua gratidão, fraterna, ao seu grande guru, quixeramobinense da gema, um dia agraciado com a comenda AlfredoMachadeana, como Quixeramobinense do século XX, honraria a ele repassada por Terezinha, aquela que, partilhado com Alfredo, te fez fruto.
Do confessado apreço aos colegas - destaque ao grande Leonel - ao agradecimento aos amigos, roubou quase toda a cena o beijo, elegante e verdadeiramente honesto, soprado pela segura destra mão em direção aos familiares, em particular, à amada esposa e suas crias, peças basilares e orgulho de pai-tolo.
Desnecessário lembrar da surpreendente, bela e conteudotiva peça de campanha que fortaleceu vossa caminhada - em formato, revistivo-singular - orientado / produzido por aquele que não "se vendeu por trinta dinheiros" mas o fez, camaradamente "judiado" por, apenas, "dez crio-encubados professores".
Enfim, um momento marcante em nossa modesta passagem terrena, apenas perturbada pelo excessivo tempo de pé, o qual me rendeu um superenroliçamento dos meus mocotós onde, travesti-me, momentaneamente, de asinino e longe da carga leve do meu traje de gala, lembrei-me de "meias-brancas" - a elegante burra de meu avô - que em dia livre de sela e arreios e reflexiva, à sombra de uma serigueleira e inspirada em Eclesiastes, certamente, exclamou: cangalha, ainda que virtual, pesa !!!
Assim, neste momento de particular emoção e alegria, "incho-me" de responsabilidades ao ousar, sem procurações, lhe transmitir, em nome dos que lhe querem bem, votos de vida longa e que o Ser maior o proteja.
Nos termos acima,
Rogo Deferimento.Eisenhower Braga e amigos".
Manual de campanha de Ricardo Machado produzido pela equipe da Revista Singular,  citado por Eisenhower

Nenhum comentário:

Postar um comentário